Reportagem

Largo Elis Regina, ao lado do Gasômetro, vira estacionamento em dias úteis

Change Size Text
Largo Elis Regina, ao lado do Gasômetro, vira estacionamento em dias úteis Segundo a Gam3 Parks, durante a realização de atividades culturais no Largo Elis Regina, estacionamento não funciona | Fotos: Gregório Mascarenhas/Matinal

A prefeitura não foi exitosa em seu plano de criar um espaço subterrâneo para automóveis na Redenção, mas isso não deteve a sanha de abrir ou ceder espaços aos carros em Porto Alegre. Logo ao lado da Usina do Gasômetro, a 40 metros da margem do Guaíba, a prefeitura autorizou o Largo Elis Regina, que abriga uma estátua da cantora, a ser transformado em estacionamento privado. 

A Gam3 Parks, empresa que assumiu a gestão do primeiro trecho da orla e do Parque Harmonia, obteve a permissão porque tem a licença contratual para “fazer captação de receita por qualquer meio lícito e desde que autorizado” na área, segundo informou secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Quando perguntada pela Matinal sobre o documento que autorizou a reserva de espaço para carros, a prefeitura disse não tê-lo à disposição. 

Junto à chaminé da antiga central geradora de energia elétrica, o espaço já recebeu atividades culturais, shows e feiras. Dispõe de uma pequena arquibancada e costumava atrair, antes de virar estacionamento, frequentadores que ali conversavam, tomavam mate, se exercitavam ou apreciavam a vista do prédio histórico à beira do lago.

Agora, o espaço abriga carros e motos de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h. Sábados, domingos e feriados a área deixa de ser um estacionamento. Segundo a Gam3 Parks, durante a realização de atividades culturais no Largo Elis Regina, a operação não funciona.

“Somente em dias úteis e sem eventos o local passou a ser utilizado regularmente, proporcionando suporte aos estabelecimentos da orla, notadamente aos bares, quiosques e restaurante. Essa medida tem sido crucial para garantir a sustentabilidade desses estabelecimentos, que anteriormente não contavam com espaço adequado para embarque e desembarque de pessoas”, disse a empresa, em nota enviada à Matinal.

A Gam3 informa que o estacionamento não está utilizando sua plena capacidade, por conta da obra da usina. Com a reforma, cuja conclusão tem prazo para o mês de maio, após cinco adiamentos, a antiga central elétrica abrigará um dos maiores centros culturais do Rio Grande do Sul. 

A reportagem questionou a empresa sobre a perspectiva de se manter ou não o estacionamento no local, mesmo com a reabertura do Gasômetro, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

A concessionária argumenta que o local já foi utilizado como estacionamento, e enviou à reportagem uma fotografia de 2010, quando o largo à beira da chaminé recebia veículos. No entanto, com a reforma e entrega do primeiro trecho da orla, do Gasômetro até o Anfiteatro Pôr-do-Sol, o espaço passou a ser utilizado pela população, a partir de 2018.

A concessão da Usina do Gasômetro à iniciativa privada, quando terminada a obra de reforma, está nos planos do governo municipal, assim como ocorreu com o trecho 1 da orla. A empresa pública São Paulo Parcerias foi contratada pela prefeitura para desenvolver um estudo sobre a privatização do prédio histórico.  


Fale com o repórter: [email protected]

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.