Eleições 2022 | Reportagem

Leite agradece apoio crítico da esquerda e revela voto “pela democracia” na disputa nacional

Change Size Text
Leite agradece apoio crítico da esquerda e revela voto “pela democracia” na disputa nacional Foto: Joana Berwanger/Sul21

Derrotado, Onyx parabenizou tucano, mas contestou resultado nacional

Primeiro governador reeleito da História do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) destacou, em seu discurso de agradecimento, o apoio crítico que recebeu dos eleitores de esquerda no estado: “As razões dos votos dos eleitores são diversas. Quero agradecer todos aqueles que observaram nosso trabalho dos últimos anos. Quero agradecer aqueles que votaram em mim e no Gabriel concordando com a maior parte da agenda e sabendo apartar as pequenas divergências que tivéssemos. Tenho consciência de que muitos votaram em nós mesmo tendo fortes divergências com a nossa agenda para o estado”, declarou.

Leite destacou nominalmente o apoio recebido pelo PT: “Agradecemos o voto crítico do Partido dos Trabalhadores. A campanha foi de convergência. Com democracia e respeito”, disse ele, cuja vitória foi confirmada quando se contavam 90,43% de urnas apuradas e 57,11% votos para o tucano, contra 42,89% para Onyx Lorenzoni (PL). Ao fim da apuração, as cifras não mudaram muito: 57,12% (3.687.126 votos) ante 42,88% de Onyx, o equivalente a 2.767.786 votos.

A nova gestão de Eduardo Leite à frente do Palácio Piratini terá início em 1º de janeiro de 2023. Ele terá como vice o hoje deputado estadual Gabriel Souza (MDB).

“Voto pela democracia”

O futuro governador também revelou ter votado “pela democracia” nas eleições nacionais: “Mantive meu voto em sigilo não por vergonha, mas porque sou o líder político de um projeto para o estado do Rio Grande do Sul. Vou manter meu voto reservado, mas asseguro que votei pela democracia e pelo respeito pelas instituições”, afirmou Leite, sem citar o nome do candidato que votou. O tucano assegurou que o presidente escolhido pelo povo brasileiro “terá de nós a parceria para trabalhar pela democracia brasileira”.

Ao fim do discurso, o futuro governador garantiu empenho: “O que estou suando agora não é nem de perto o que vou suar nos próximos quatro anos para corresponder às expectativas de nossos eleitores. Vou dar o melhor de mim, da minha vida, do meu coração, da minha capacidade, para honrar um povo que disse que quer um governo eficiente e que quer carinho e respeito. Este estado merece ser o melhor estado do Brasil para se viver”, completou Leite, que disse que, dependendo da agenda do governador nesta segunda, já inicia os trabalhos da transição.

Onyx cumprimenta Leite e questiona vitória de Lula

Candidato derrotado no segundo turno, Onyx Lorenzoni cumprimentou Eduardo Leite pela vitória, através de uma ligação – mencionada pelo vencedor em discurso. Ele, ao contrário, não cumprimentou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória e disse acreditar que não ver que o grupo do petista consiga “manter o Brasil em um bom rumo”.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.