Reportagem

Melo restringe acesso de parlamentares a escolas e oposição reage

Change Size Text
Melo restringe acesso de parlamentares a escolas e oposição reage Secretaria de Educação diz que quer restringir "iniciativas ideológicas de qualquer natureza política" (Fotos: Pedro Piegas/PMPA)

Atos ficam condicionados a autorização da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Oposição ingressa com ação na Câmara e diz que decreto fere autonomia da comunidade escolar

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), decretou, na terça-feira (11), a restrição “de parlamentares, candidatos, movimentos de juventude ligados a partidos políticos e demais entidades nas dependências das escolas da rede municipal com a finalidade de ministrar aulas ou proferir palestras”. A participação fica condicionada a análise e autorização da Secretaria Municipal de Educação (Smed). No mesmo dia, vereadores da oposição já articularam uma ação para derrubar o decreto alegando que a medida fere a autonomia da comunidade escolar.

Na minuta, os parlamentares sustentam que a “restrição da presença da juventude de movimentos que discutem política (…) traduz violação ao direito assegurado aos estudantes de terem ferramentas necessárias à reflexão sobre a auto organização”. Em relação aos efeitos práticos, os vereadores temem que a interferência da Smed vá “estabelecer um filtro direcionador para que somente sejam realizadas ações educacionais com as quais o governo de turno concorde”.

“Esse decreto é uma demonstração do autoritarismo do governo, pois retira autonomia pedagógica das escolas e fere indiretamente o direito à filiação democrática em partidos políticos e movimentos sociais”, diz a vereadora Karen Santos (PSOL).

Na esteira do ataque fatal a uma creche em Santa Catarina e o pânico instaurado nas escolas, a Smed argumenta que o conjunto de medidas busca “fortalecer a segurança na rede municipal de ensino” e “estabelecer ainda mais controle no acesso de pessoas” que não integram a comunidade escolar. “Não há proibição e, sim, regra para que haja alinhamento das diretrizes pedagógicas e se restrinjam iniciativas ideológicas de qualquer natureza política. O objetivo é que as escolas sejam ambientes de respeito à pluralidade, à diversidade cultural e à liberdade de ideias”, diz a pasta, em nota enviada à redação.

Medida é insuficiente contra insegurança

A justificativa, para a vereadora, é insuficiente. De acordo com Karen Santos, os problemas de segurança e os atentados terroristas precisam ser enfrentados com mais preparo da comunidade escolar, como o trabalho de psicólogos e assistentes com alunos, ações que, segundo ela, não são cumpridas a contento pelo município. 

Para o Sindicato dos Municipários (Simpa), a decisão condiz com outras medidas da prefeitura que a diretora-geral, Cindi Sandri, chama de “cerceamento do acesso a espaços públicos”. Ela pontua que não é possível manter as portas das escolas abertas para livre acesso, mas que tampouco restringir o acesso de movimentos da juventude irá colaborar para evitar eventos violentos como o massacre recente em Blumenau. “Ele acha que apertando um botão que vai constranger uma situação”, comenta, em referência à adoção do um “botão de pânico” nas escolas municipais. “A violência não é atual, é antiga. Mas agora tem um caráter diferente, que é a onda de violência por pessoas com as características que a gente conhece, com componentes racistas e fascistas nas suas ações”, completa.

Sandri acredita que o critério utilizado no decreto coloca em conflito a liberdade da condução do projeto político-pedagógico de cada instituição. “Não há reconhecimento da gestão democrática”, acrescenta. 

Já a vereadora Mari Pimentel (Novo) concorda com a decisão. Segundo ela, o decreto não afeta a prerrogativa constitucional de livre acesso dos vereadores aos órgãos da administração direta e indireta do município, mesmo sem prévio aviso, apenas vincula o ingresso com finalidade de ministrar aulas ou preferir palestras à análise e autorização da Secretaria de Educação. “Acho positivo. Tem que ter um crivo antes”, afirma.

Pimentel é uma das autoras da ementa aprovada no PLL 495/2021, que criou o Selo de Educação Antirracista Professora Doutora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. A distinção será concedida a escolas que contribuam com ações em defesa do antirracismo. O texto da ementa determinou que as atividades, “sobretudo o tema das palestras e a indicação dos palestrantes”, sejam aprovadas pela Smed.

Para Fabiane Pavani, ex-presidenta do Conselho Municipal de Educação, entretanto, o decreto é ilegal, pois cabe às escolas decidirem o que é trabalhado em sala de aula. “A escola não deve estar encastelada em si mesma, deve estar aberta para a comunidade: movimento negro, comunitário, antissexista, fórum de inclusão. Quem deve dizer o que a escola vai ensinar é a própria escola. É liberdade de cátedra, é gestão democrática”, defende.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.