Reportagem

O que dizem os senadores do RS sobre os atos golpistas de domingo

Change Size Text
O que dizem os senadores do RS sobre os atos golpistas de domingo Senado Federal teve mobiliário bastante danificado durante os atos golpistas | Foto: Marcelo Camargo / ABr

Paim foi o único a ver terrorismo nas ações, Heinze negou participação, e Mourão pregou ordem e criticou esquerda. Lasier silenciou

Os senadores do Rio Grande do Sul se manifestaram nas redes sociais após terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadirem e depredarem o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planaltos na tarde deste domingo.

Entre os senadores gaúchos, apenas Paulo Paim (PT) classificou os atos como terroristas: “A invasão do Palácio do Planalto, do Congresso e do STF é um ato terrorista. Um ataque frontal à democracia e ao Estado de Direito. Isso é intolerável. Os Poderes Constituídos precisam reagir energicamente contra os golpistas”, escreveu o petista, que em entrevista à Rádio Gaúcha ontem disse jamais ter observado tamanha violência em décadas de militância.

Nesta segunda-feira, Paim foi o único dentre os gaúchos a assinar o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as ações de domingo. O pedido de autoria foi da senadora Soraya Thronicke (União-MS) e obteve 31 assinaturas até o fim da tarde – eram necessárias 27.

O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) disse que o país vive “um momento de extrema violência que só ajudará a reforçar uma imagem negativa de quem luta dignamente pela democracia. Manifestações precisam ser pacíficas e ordeiras”. 

Em resposta a postagem do deputado estadual eleito Leonel Radde (PT), onde aparece em vídeo ao lado de manifestantes golpistas, Heinze negou ter participado das invasões de domingo: “Não concordo com nenhum tipo de violência e sempre agi dentro do texto constitucional. Diante de tamanha manipulação, espero que a polícia apure também a questão dos infiltrados, revelados em diversos vídeos que circulam na internet”. Heinze disse estar no RS desde o fim de dezembro e afirmou que irá acionar juridicamente o petista por “disseminar notícias falsas”.

Prestes a assumir uma cadeira no Senado, o general Hamilton Mourão (Republicanos), após afirmar que manifestações devem ser pautadas pelo respeito e pela ordem, criticou a esquerda: “Vandalismo e depredação não se coadunam com os valores da direita, pelo contrário são práticas da ideologia que nos contrapomos. Sempre pela legalidade e por nossos princípios e valores”.

Em 14 de dezembro, porém, Mourão estimulava no Twitter a desconfiança em relação ao resultado das urnas: “O clamor das manifestações a que assistimos desde a proclamação do resultado das urnas, que permaneceram sem o voto impresso e auditável, é legítimo, por mais que muitos tenham tentado classificá-lo de ‘antidemocrático’”, publicou o senador eleito nas urnas. Uma reportagem do Intercept revela, além disso, que Mourão é próximo de Ana Priscila Azevedo, líder do grupo de Telegram “A Queda da Babilônia” e participante já identificada dos atos de vandalismo em Brasília. 

De saída do Congresso após não concorrer à reeleição e não conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados, Lasier Martins (Podemos) não se manifestou sobre os atos deste domingo em Brasília. 

Leite vai a Brasília, Melo promete “estar junto” após evitar ação contra atos

O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), confirmou nesta segunda-feira que irá a Brasília, sob convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para discutir “como estancar as agressões e garantir respeito às instituições” em prol da paz e da democracia. 

Ainda no domingo, Leite havia assegurado a mobilização de forças policiais contra o fechamento de rodovias e da refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas. O Piratini irá disponibilizar 73 policiais militares para integrarem a segurança de Brasília. 

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), repudiou os atos de vandalismo na capital federal, apoiou a divergência “no campo das ideias” e chamou a democracia de “império da lei”. Melo se reuniu virtualmente com prefeitos para um encontro extraordinário nesta segunda-feira para tratar das invasões, mas disse não ter recebido convites para ir presencialmente a Brasília. 

Ao comentar a reunião, o prefeito garantiu parceria com o Estado: “Estamos juntos para combater todo e qualquer possível excesso”. A gestão de Melo, no entanto, desconsiderou a recomendação do Ministério Público para desfazer o ato e considerou que os manifestantes tinham o “direito de protestar pacificamente”.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.