Reportagem

Porto Alegre batizará rua em homenagem a Olavo de Carvalho

Change Size Text
Porto Alegre batizará rua em homenagem a Olavo de Carvalho Guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho morreu aos 74 anos | Foto: Alan Santos / Palácio do Planalto

Proposta foi aprovada por 18 votos a 9 pela Câmara Municipal

O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na tarde desta segunda-feira, 5 de setembro, o Projeto de Lei 195/22, que denomina Rua Filósofo Olavo de Carvalho o logradouro cadastrado como Rua 4006, Vila Orfanatrófio I, no bairro Santa Tereza. A matéria, de autoria da vereadora Comandante Nádia (PP), recebeu 18 votos a favor e nove contrários. A homenagem ocorre após pouco mais de oito meses da morte de Carvalho.

Na sessão, Comandante Nádia disse que os pré-requisitos do projeto foram preenchidos e que o escritor era uma pessoa diferenciada, com “trabalho muito profícuo mundo afora”. Ao argumentar que “gostar ou não gostar de Olavo de Carvalho é algo muito pessoal”, a responsável pela homenagem lembrou que “também não gostava” de Marielle Franco, vereadora do PSOL do Rio de Janeiro que foi brutalmente assassinada em 2018 – e virou nome de rua na Capital.

Votaram a favor Jessé Sangalli (Cidadania), Cezar Schirmer (MDB), Felipe Camozzato e Mari Pimentel (Novo), João Bosco Vaz (PDT), Mauro Pinheiro e Alexandre Bobadra (PL), Comandante Nádia (PP), Airto Ferronato (PSB), Fernanda Barth (PSC), Claudia Araújo (PSD), Gilson Padeiro, Kaká D’Ávila e Ramiro Rosário (PSDB), Hamilton Sossmeier (PTB), Tanise Sabino (PTB), Alvoni Medina e José Freitas (Republicanos).

Foram contrários: Aldacir Oliboni, Laura Sito, Jonas Reis e Leonel Radde (PT), Karen Santos, Roberto Robaina, Matheus Gomes e Alex Fraga (PSOL), Daiana Santos (PCdoB).

Via Twitter, a vereadora Laura Sito (PT) criticou o projeto: “O projeto é um desrespeito, primeiramente, aos filósofos, pois o nomeado não tinha essa formação. Mas é um desrespeito, especialmente, à população de Porto Alegre. Nossa cidade terá uma Rua com o nome de alguém que destilou ódio, promoveu mentiras e é um dos responsáveis pela ascensão do bolsonarismo e da violência política no Brasil”. No início da noite, Karen Santos (PSOL) também criticou a proposta em suas redes sociais.

A equipe da vereadora petista informou que irá estudar um meio para tentar barrar a homenagem, ainda que considere difícil a reversão. Com a aprovação não há necessidade de sanção por parte do prefeito para que a nomenclatura seja efetivada.

Um dos principais ideólogos da campanha de Jair Bolsonaro em 2018, Olavo de Carvalho morreu aos 74 anos em 24 de janeiro deste ano, na cidade de Richmond, nos Estados Unidos, onde vivia. Dias antes ele havia sido diagnosticado com covid-19, doença da qual costumava fazer piada, mas a causa de sua morte não foi confirmada.

Além de ter ajudado na campanha de Bolsonaro, ele influenciou diretamente na escolha de alguns ministros no início do governo – em especial Ernesto Araújo, Damares Alves e Ricardo Velez Rodrigues –, porém com o tempo foi se afastando do presidente, inclusive dirigindo a ele algumas críticas.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.