Reportagem

Prefeitura renovou contrato com rede de pousadas Garoa em dezembro

Change Size Text
Prefeitura renovou contrato com rede de pousadas Garoa em dezembro Foto: Cesar Lopes / PMPA

Quatro meses antes do incêndio que vitimou pelo menos dez pessoas nesta madrugada, em Porto Alegre, a prefeitura prorrogou seu contrato com a Pousada Garoa. Uma das sete unidades da rede, situada na Avenida Farrapos,  pegou fogo nas primeiras horas desta sexta-feira (26), matando 10 pessoas. Outros 9 estão feridos. 

Das 30 vagas na unidade destruída pelas chamas, 16 eram operadas através do contrato com o município, de acordo com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a pousada não dispunha de alvará para funcionar e tampouco tinha um Plano de Proteção contra Incêndio (PPCI).

A administração municipal publicou, em dezembro de 2023, um termo aditivo para mais um ano do contrato mais recente que a Fasc mantinha, assinado em 2022 com a empresa, que previa o acolhimento de até 450 pessoas por mês. A prefeitura paga R$ 225.448,33 mensais à Pousada Garoa, em um contrato que soma R$ 2,7 milhões em um ano. De acordo com o documento, a rescisão poderia ser feita antecipadamente.

A prefeitura habilitou a rede de pousadas em dezembro de 2022. A Garoa foi a única empresa a participar de um chamamento público com o  objetivo credenciar estabelecimentos hoteleiros para prestar serviços à Fasc, abrigando pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social. De acordo com a unidade de licitações, a empresa tinha habilitação jurídica, fiscal, trabalhista, econômico-financeira e técnica para atender o contrato.

A fiscalização dos serviços, segundo o contrato, seria de competência da Fasc, que deveria designar servidores para tal. “O fiscalizador designado irá exercer o acompanhamento e a fiscalização da execução contratual, devendo adotar as providências necessárias para corrigir os eventuais vícios, irregularidades ou baixa qualidade dos serviços”, diz o documento. Esse controle “não exclui nem reduz a responsabilidade da credenciada, inclusive perante terceiros, por qualquer irregularidade”, conforme o acordo.

Em novembro de 2022, apenas um mês antes de a rede ser credenciada pela prefeitura, houve outro incêndio, em outra pousada da rede, que resultou em uma morte e 11 pessoas feridas, na rua Jerônimo Coelho, no centro de Porto Alegre.

O prefeito Sebastião Melo (MDB), em entrevista coletiva, lamentou a tragédia e disse que a administração pública investigará o caso. “Vou revisar e talvez romper esse convênio com eles. Agora, preciso ter acolhimento em outras pousadas, não posso deixar as pessoas na rua”, disse o chefe do executivo, que foi vaiado enquanto falava, na Avenida Farrapos, em frente à pousada.

A reportagem da Matinal buscou a Fasc, que informou estar “qualificando os dados” e logo prestará mais esclarecimentos. 

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.