Eleições 2022 | Reportagem

Roberto Argenta é um dos candidatos mais ricos do Brasil

Change Size Text
Roberto Argenta é um dos candidatos mais ricos do Brasil Foto: Partido Social Cristão/Divulgação

Este conteúdo faz parte de uma série especial do Matinal Jornalismo chamada Eu Voto Porque, com reportagens que abordam o que pensam os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022 sobre diferentes temas. Na plataforma, você pode escolher uma candidatura e temas relevantes para você e descobrir o que seu candidato pensa a respeito desses assuntos. A seguir você confere o perfil e o histórico político de Roberto Argenta (PSC). Aqui você encontra as outras candidaturas.

Natural de Gramado, Roberto Argenta (PSC), 70 anos, concorre pela coligação Frente Humanista Cristã, que integra o seu próprio Partido Social Cristão (PSC), o Solidariedade (partido da sua vice, Nívea Rosa) e o Agir. É dono da Calçados Beira Rio e declarou patrimônio de R$ 372,9 milhões ao TSE, ficando entre os candidatos mais ricos do Brasil a disputar o cargo de governador. O candidato disse apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro na corrida presidencial.

Começou na política em 1988, quando foi eleito prefeito de Igrejinha. Quatro anos depois, assumiu mandato como vereador da cidade. Em 1998, foi eleito deputado federal, permanecendo na Câmara por um único mandato, após não conquistar a reeleição. Pouco antes, de 1996 a 1997, presidiu o Sindicato das Indústrias de Calçados de Igrejinha e dirigiu a Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Paranhana. Também foi presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), de 2004 a 2006.

Entre as propostas de Argenta para a saúde, está a criação de um ranking permanente “para incentivar a competição entre os hospitais”. O candidato se espelha em São Paulo para organizar um sistema de regulação que garanta o acompanhamento de metas a serem estabelecidas no setor. Também elenca o apoio ao SUS, sem especificar medidas para isso.

Para a educação, defende parcerias público-privadas a fim de modernizar as escolas e expandir a rede de escolas profissionalizantes. Pretende implementar uma reforma pedagógica nas escolas estaduais, com foco em disciplinas básicas e tecnológicas. No âmbito da segurança, propõe ampliar a legislação do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) para investimentos na infraestrutura da Polícia Civil e Brigada Militar, além de promover a participação da sociedade através dos conselhos comunitários.

Argenta quer ainda incentivar a produção de energias renováveis, como o álcool anidro. Propõe uma gestão com “desperdício zero” e aponta a desburocratização da máquina pública como caminho.

*Bettina Ghem, Iuri Muller, Juan Ortiz, Maurício Brum, Sílvia Lisboa e Valentina Bressan

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.