Reportagem

Roubo de fios deixa Centro de Saúde Modelo sem sistema e atendimento à população é suspenso

Change Size Text
Roubo de fios deixa Centro de Saúde Modelo sem sistema e atendimento à população é suspenso Foto: Gregório Mascarenhas/Matinal

Prefeitura diz que problemas de sistema provocados por furtos são recorrentes e atingem também outras unidades de saúde em Porto Alegre

Em um contexto de sobrecarga do sistema hospitalar porto-alegrense, quem buscou atendimento no Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, na quarta-feira pela manhã, deparou-se com um problema de outra ordem: por conta de falhas no sistema eletrônico de triagem, a unidade de saúde precisou suspender atendimentos naquele turno, até a metade da tarde.

O rompimento de cabos de fibra ótica, decorrente de uma tentativa de furto de fios, deixou a unidade de saúde sem conexão – e tem acontecido com “muita frequência”, admite a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A pasta, ainda na quarta, comunicou que rapidamente buscou o apoio da Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação (Procempa), que fornece o sistema eletrônico de triagem do Centro de Saúde Modelo.

Naquela manhã, pessoas que aguardavam atendimento ficaram horas na fila, mas não puderam ser atendidas, de acordo com um trabalhador da unidade. Uma pessoa ouvida pela Matinal horas mais tarde, quando o serviço já estava restabelecido, disse que tentou consulta para acompanhar um tratamento médico duas vezes nas semanas anteriores, sem sucesso.

O Centro de Saúde Modelo é um dos mais antigos serviços de saúde em Porto Alegre, e chega a realizar, em média, 10 mil atendimentos mensais. É responsável por serviços de saúde para uma área com 130 mil moradores – cerca de 10% da população da capital – na área mais central da cidade.  

Situação deve fazer Guarda Municipal reforçar patrulhamento

O problema, contudo, não está apenas lá. A prefeitura reconhece que casos de rompimento de cabos de fibra ótica, em tentativas de furto, ocorrem também em outras unidades de saúde da capital. Além disso, também os recorrentes episódios de falta de energia elétrica nos pontos de presença da Procempa impactam a conectividade dos postos administrados pelo município.

Em nota enviada à Matinal, com informações da SMS, da Procempa e da Secretaria de Segurança (SMSeg), o governo diz que a Guarda Municipal deve reforçar o patrulhamento nas áreas de entorno das unidades de saúde. A prefeitura pede que a população contribua com o monitoramento dos casos de roubos de fios com denúncias anônimas, nos canais telefônicos 153 e 156, que funcionam 24 horas por dia, assim como através do aplicativo 156+POA. Os chamados são encaminhados aos plantonistas do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), através do qual acontece o despacho das guarnições.


Fale com o repórter: [email protected]

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.