Reportagem

“Segue subindo”: moradores relatam o avanço das águas do Guaíba no 4º Distrito

Change Size Text
“Segue subindo”: moradores relatam o avanço das águas do Guaíba no 4º Distrito O sistema de comportas que protege Porto Alegre entrou em operação ainda na manhã de segunda-feira, mas já era tarde | Foto: Gregório Mascarenhas/Matinal

O transbordamento do Guaíba e o rompimento de uma das comportas do sistema anticheias deixaram os trilhos do Trensurb e várias ruas do bairro submersas. Orla ficou mais uma vez debaixo d’água no centro e no Guarujá

Entre as ocasiões em que o Guaíba atingiu seus maiores níveis em 82 anos, as duas mais significativas ocorreram nos últimos dois meses. Depois das enxurradas de setembro, Porto Alegre registrou, nesta terça-feira (21), a maior cheia desde a histórica enchente de 1941. Nesta tarde, diversos pontos da cidade vivenciaram transtornos, com o Guaíba ultrapassando em 46 cm a cota de inundação, que é de 3 metros. A marca levou o prefeito Sebastião Melo (MDB) decretar situação de emergência.

O sistema de comportas que protege Porto Alegre, acionado pela terceira vez, entrou em operação ainda na manhã de segunda-feira, mas já era tarde. Alguns pontos do Quarto Distrito, sobretudo nos bairros mais ao norte e mais próximos do Guaíba, já registravam pontos de alagamento. 

O prognóstico, de acordo com a MetSul Meteorologia, é que o Guaíba estabilize e comece a baixar, mas o vento vindo do sul, a partir da tarde da quarta-feira, pode interromper a tendência e ocasionar uma nova elevação.

A situação no Quarto Distrito seguiu preocupante nesta tarde de terça-feira (21). Na noite de segunda, a comporta número 13, próxima à intersecção da Sertório com a Voluntários da Pátria, se rompeu. Várias ruas do bairro Navegantes, sobretudo as mais próximas ao rio Jacuí, ficaram submersas. 

O dono de uma mercearia na rua Santos Pedroso relata que a água começou a subir por um bueiro, ainda no fim da tarde de segunda. A água que refluía pelo sistema ocupava, perto do meio-dia, metade da via. “Segue subindo, é uma situação inédita. Moro aqui na quadra e, para ir para casa, só caminhando pela enchente”, afirmou o comerciante Vitor Camargo às 13h de ontem.

A rua Francisco Mentz, paralela à Santos Pedroso, em direção à ponte do Guaíba, assim como as vias que estão a oeste, foi totalmente tomada pela subida do rio. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fechou a Sertório naquela direção, restando abertas ao tráfego somente as alças de acesso da ponte. A orientação é que motoristas e pedestres não utilizem a Voluntários da Pátria, alagada nesta terça-feira. 

A comporta que se rompeu, próxima à ponte do Guaíba, é uma estrutura que permanece sempre fechada, pois não dá acesso a qualquer rua, danificada com a força da água. Esse rompimento resultou no desligamento de uma casa de bombas, o que prejudicou o escoamento na região. Tampas de bueiro, pelo refluxo da água, foram deslocadas, e a água borbulhava como um chafariz.

Outra estrutura severamente prejudicada foi o Trensurb. Os trilhos que passam pela parte baixa da intersecção da Sertório com a Voluntários da Pátria e a Avenida Castelo Branco foram totalmente tomados pelo transbordamento do Guaíba nesta segunda e continuavam submersos na terça-feira.  O muro que separa a via do trem e o asfalto, com cerca de três metros de altura, foi coberto pela água.

As estações São Pedro, Rodoviária e Mercado, ao sul do trecho alagado, precisaram ser desativadas. Os trens que vêm de Novo Hamburgo param desde ontem na estação Farrapos, na zona norte da capital.

Passageiros que seguiriam até o centro de Porto Alegre precisam pegar ônibus até o Mercado Público, e há funcionários da Trensurb orientando quem vem da Região Metropolitana sobre como entrar na capital. Veículos específicos para essa finalidade saem da avenida Farrapos, mas o serviço estava com demanda elevada no final da manhã de ontem. 

Mariângela Santos e Renata Nascimento dividiram o valor de uma corrida por aplicativo de transporte logo que saíram da estação Farrapos. Mariângela veio de Canoas, e Renata pegou um ônibus de Sapiranga, onde vive, até Novo Hamburgo, onde embarcou no trem. “A gente não se conhece, mas viemos conversando no trajeto, e optamos pelo carro porque os ônibus estão saindo apinhados de gente daqui”, relatou Mariângela, que trabalha como cozinheira em um restaurante no centro da capital.

Sistema anticheias milionário falhou

O sistema de proteção, desde o começo do Muro da Mauá, próximo ao Gasômetro, em direção ao norte da cidade, é formado por 14 comportas metálicas, até a Avenida Castelo Branco, com 23 casas de bomba que direcionam a água ao Guaíba. Além dos três acionamentos deste ano, a estrutura foi utilizada também em 2015 – antes disso, a água havia ultrapassado a marca dos 3 metros, que é a cota de enchente na altura do Cais Mauá, somente em 1967, depois da cheia histórica de 1941. 

Ao sul, a avenida Edvaldo Pereira Paiva funciona como dique de contenção a enchentes do Guaíba. As vias de pedestres e os decks da orla inundaram ainda na segunda-feira, com a água tocando nos primeiros degraus dos mirantes do trecho 1, perto do Gasômetro. 


Guaíba avança sobre avenida na zona sul

Desde segunda-feira, a atenção de Priscila Dornelles Prudente se alterna entre atualizações nas redes sociais e o portão de casa. Moradora da Avenida Guaíba, no bairro Guarujá, ela acompanha o avanço do lago, que na tarde de ontem alcançava a calçada da sua casa, localizada do lado oposto ao da orla, deixando a via submersa naquele trecho. 

Avenida Guaíba, no Guarujá | Foto: Priscila Dornelles Prudente

A situação ainda não chegou ao nível do que ocorreu na enchente passada, quando a água invadiu o pátio, mas não entrou na residência, onde vive com o marido e os dois filhos pequenos. Ontem, ainda foi possível sair para levar as crianças à escola. “O problema vai ser se entrar o vento sul, com mais chuva”, disse à Matinal, preocupada com a previsão de mais precipitação para quarta.



Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.