Reportagem

Semáforo para pedestres tem tempo de 13 segundos para travessia

Change Size Text
Semáforo para pedestres tem tempo de 13 segundos para travessia Foto: Eduardo Beleske/PMPA

Para cruzar a João Pessoa em direção à Redenção, pedestre pode esperar três minutos até semáforo abrir para cruzamento nas duas direções

Nas grandes avenidas de Porto Alegre, a pressa é uma constante, e, para pedestres que tentam cruzar as vias, o tempo é ainda mais curto. A sinaleira geralmente está fechada para quem caminha. Quando abre, o curto intervalo de travessia nos obriga a correr, comprometendo a segurança e a acessibilidade para os pedestres na capital gaúcha.

A reportagem da Matinal realizou um levantamento em três cruzamentos importantes de Porto Alegre para avaliar o tempo de espera até o sinal de pedestres abrir após o acionamento do botão, bem como a duração do sinal verde para o cruzamento de faixa. O que se viu foi uma cidade que apresenta desafios significativos para quem caminha. 

Avenida João Pessoa x Redenção

Na avenida João Pessoa, próximo ao Parque da Redenção, na altura da Rua da República, foi observado um período de espera de um minuto e meio após acionar o semáforo para a travessia. Quando o sinal abriu para os pedestres, o tempo disponível foi breve: apenas 13 segundos para atravessar a primeira parte da avenida, composta por quatro faixas, seguido por um minuto de espera no canteiro central até que o trânsito fosse interrompido no sentido oposto. O tempo total para a travessia foi de quase três minutos, o que incentiva os pedestres a cruzarem mesmo quando o semáforo está aberto para os veículos.

Lima e Silva x Loureiro da Silva

O problema se repete em outras travessias importantes da capital. No acesso ao Centro Histórico pela rua General Lima e Silva, no cruzamento com a Loureiro da Silva, os pedestres dispõem de apenas 23 segundos para atravessar quatro faixas de rodagem, tempo que exige um passo apressado e que pode ser insuficiente para pessoas com qualquer tipo de limitação de mobilidade.

Av. João Goulart x Orla

Na entrada da orla, a situação é semelhante: apenas 30 segundos são concedidos para atravessar as seis pistas da avenida Presidente João Goulart, com três faixas em cada sentido, em uma largura de 26 metros.

A reportagem buscou, com a Empresa Pública de Circulação e Tráfego (EPTC), saber quais são os critérios que definem o tempo de travessia para pedestres nas vias porto-alegrenses, e quais são os planos da autarquia para tornar a capital mais segura para pedestres. Os questionamentos, entretanto, não foram respondidos até o fechamento deste texto.

Conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a prioridade é dos pedestres, mesmo quando o sinal abre para os veículos durante a travessia. O artigo 70 diz que os veículos devem aguardar até o fim da passagem das pessoas.  

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.