Reportagem

Trabalho voluntário e doações: saiba como ajudar os atingidos pelas enchentes

Change Size Text
Trabalho voluntário e doações: saiba como ajudar os atingidos pelas enchentes Voluntários ajudaram amontar uma operação para receber as famílias desabrigadas das Ilhas e outras regiões | Foto: Alex Rocha/PMPA

São mais de 12 mil pessoas atendidas em abrigos espalhados pela capital, segundo dados atualizados pela prefeitura na quarta-feira, dia 22. Além de pessoas de Porto Alegre, moradores de Eldorado do Sul e outras cidades da Região Metropolitana também estão acolhidos na cidade.

A prefeitura de Porto Alegre reabriu o cadastro de voluntários, no dia 16. Interessados podem realizar a inscrição a partir deste link. O contingente será acionado de acordo com a demanda dos abrigos. Os inscritos que realizaram o cadastro devem aguardar o contato da prefeitura antes de se dirigirem para qualquer abrigo.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul também lançou um formulário para quem deseja atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações. Entre os itens mais necessitados pelas vítimas das enchentes na capital, as prioridades são colchões de solteiro, sacos de lixo, água e talheres descartáveis, de acordo com a CEIC. Confira no final da matéria os pontos de coleta. 

Outros itens que podem ser doados no momento são lençóis de solteiro, fronhas, roupas e calçados infantis, produtos de higiene e limpeza – como sabonetes, escova e pasta de dente, papel higiênico, shampoo e toalhas de banho –, água, copos plásticos.

Os órgãos e entidades também pedem que a população doe ração para cães e gatos, além de casinha de cachorros, coleira e guia.

Também segue aberto o cadastro da prefeitura para veterinários voluntários, dispostos a atender os animais resgatados. Ainda: a Unidade de Saúde Animal Victória, na Lomba do Pinheiro, está atendendo animais resgatados da enchente. Para ter acesso aos atendimentos, é preciso contato prévio: confira o número de telefone/WhatsApp aqui.

Onde doar:

Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) – Avenida Ipiranga, 5.311 – Partenon (9h às 18h) – Ponto conta com drive-thru para receber as doações. No momento recebe apenas doações de insumos médicos e medicamentos.

Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) – Rua Corte Real, 915 – Petrópolis (24 horas); mas também na sede do MUHM, na Av. Independência, 270; na PUCRS (faculdade de medicina), na Av. Ipiranga, 6681; e na UFRGS, Rua Ramiro Barcelos, 2400.    

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) – Rua Bernardo Pires, 415 – Santana (9h às 19h). Recebendo doações de medicamentos.

Ministério Público – Av. Santana, 440 – Partenon (9h às 18h)

Ginásio da Associação dos Servidores do DEMHAB – na Rua Conde D’Eu, 66, bairro Santana.

OAB/RS – Rua Washington Luiz, 1110.

Cidade da Polícia – Avenida Bento Gonçalves, 8855, prédio 2. Das 8h30 às 18h

Palácio da Polícia – Avenida João Pessoa, 2050. Das 8h30 às 18h.

Faculdade de Farmácia da UFRGS – Av. Ipiranga, 2752 (Ao lado do McDonald’s) – Ponto exclusivo para doação de medicamentos dentro da validade.

Clube Farrapos – Rua Prof. Cristiano Fischer, 1331. Ponto 24 horas.

Shopping Iguatemi, no Concierge, localizado no 2° piso, acesso A – avenida João Wallig, 1800 – Passo d’Areia, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 11h às 20h.

Shopping João Pessoa – avenida João Pessoa, 1831 – Farroupilha, de segunda a sábado, das 9h às 21h, e domingo, das 10h às 21h. 

Shopping Total – avenida Cristóvão Colombo, 545 – Independência, das 10h às 22h.

Grêmio – Estádio Olímpico – Largo Patrono Fernando Kroeff, 1, das 9h às 18h.

Sport Club Internacional – Escola de Samba Fidalgos e Aristocratas – Avenida Ipiranga, 2485. Das 9h às 18h.

Assembleia Legislativa – no Palácio Farroupilha, localizado na Praça Marecha Deodoro, Centro Histórico (de segunda a sexta, das 9h às 17h).

UniRitter – Campus Zona Sul, na Rua Orfanotrófio, 555 em frente ao prédio A; Campus FAPA, Avenida Manoel Elias, 2.001, prédios 5 e 7.

Fadergs – na Rua Marechal Floriano, 185, Centro. 

Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam) – R. Arroio Grande, 50. Das 9h às 16h.

CTG 35 – Avenida Ipiranga, 5300. Das 10h às 22h.

Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) – Avenida Sen. Tarso Dutra, 170. Das 9h às 18h.

Associação Brasileira de Aposentados e Pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (ABRAPPS) – Avenida Borges de Medeiros, 410 – 3º andar. Das 8h30 às 18h.

*** Esta lista, que pode variar, será atualizada ao longo da cobertura.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.