Ensaio

Becos, ontem e hoje

Change Size Text
Becos, ontem e hoje

Quando se diz que alguém entrou num beco sem saída, imediatamente se pensa numa pessoa envolvida em uma situação difícil. Ou então quando se imagina a criminalidade urbana, também não raro se pensa em algum bandido que saiu de um beco para roubar ou matar. Como se pode ver, o beco já vem acompanhado de muitas conotações negativas no imaginário urbano. Mas por que é assim? 

Publicidade Publicidade

Primeiramente, um rápido exame da origem da palavra em si pode trazer algumas pistas: beco tem provavelmente origem latina na palavra vieco, segundo o Houaiss, um diminutivo da palavra via (rua, estrada, caminho). Ora, tem-se aí uma ideia de hierarquia na malha urbana: existem as ruas e os becos, muitas vezes sem saída. As primeiras com ares de protagonistas nos mapas, plantas e imaginário urbano, oficiais e bem apresentadas, levando nomes de vultos ilustres da história: Comendador Fulano, Doutor Beltrano, Coronel Sicrano. Os segundos, coadjuvantes que muitas vezes se prefere deixar atrás da cortina da paisagem urbana, e que seguidamente levam nomes bem menos imponentes: Beco do Mijo, Beco do Oitavo, Beco do Poço, Beco Curral das Éguas. Justiça seja feita: em favor dos becos, há que se dizer que, ao menos nos seus nomes, eles tradicionalmente guardam relação mais direta com as práticas e sociabilidades populares de que são palco. 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.