Agenda | Cultura | Música | Notas

2º Festival Internacional da Gaita celebra instrumento símbolo do Rio Grande do Sul

Change Size Text
2º Festival Internacional da Gaita celebra instrumento símbolo do Rio Grande do Sul Alejandro Brittes. Foto: Rafael Costa

A segunda edição do Festival Internacional da Gaita promete uma grande celebração em homenagem a este instrumento tão querido pelos gaúchos. O evento ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, na cidade de Barra do Ribeiro (RS), dando continuidade ao sucesso da primeira edição realizada em 2022, em frente à Fábrica de Gaiteiros.

Os três dias de música e cultura serão marcados por apresentações gratuitas, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube e pela rádio da Fábrica de Gaiteiros. Entre instrumentistas que se apresentarão no festival, destacam-se Luciano Maia, Alejandro Brittes, Uiliam Michelon, Ricardo Comassetto, Chico Brasil, Cássia Abreu, Oscar dos Reis, Chango Spasiuk, Maryanne Francescon, Raul Barboza, juntamente com talentosos gaiteiros provenientes do Paraná, Santa Catarina e de todo o RS.

O festival vai contar com a presença de Hermeto Pascoal no Encontro de Gaiteiros que acontecerá no domingo e reunirá mais de 400 alunos do projeto Fábrica de Gaiteiros. Orientado pelo músico Renato Borghetti, o festival reunirá talentosos instrumentistas locais e nomes consagrados do Brasil, Argentina e Uruguai, todos reconhecidos como referências no universo da gaita.

Com a presença marcante da gaita como atração principal, o festival visa fomentar, difundir e celebrar esse instrumento icônico do Rio Grande do Sul. O evento contará com oficinas sobre o universo da gaita, grandes shows, mostra de documentários, o Encontro Anual das unidades da Fábrica de Gaiteiros e uma exposição intitulada A Fantástica Fábrica de Gaiteiros.

A programação completa pode ser acessada no Instagram do evento.

sexta-feira, 08 a 10 de dezembro de 2023

Fábrica de Gaiteiros (Av. Dr, R. Júlio de Castilhos, 1120 - Centro, Barra do Ribeiro - RS)

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?