Agenda | Notas

Aliança Francesa Porto Alegre promove o evento Noite das Ideias

Change Size Text
Aliança Francesa Porto Alegre promove o evento Noite das Ideias Xadalú, uma das aguardadas presenças do evento. Foto: Bolivar Lauda/Divulgação

Evento internacional, anual, dedicado ao livre fluxo de ideias e conhecimentos, a Noite das Ideias se realizará pelo segundo ano consecutivo no Brasil, nesta quinta (28/1), a partir das 20h.

Esta noite de reflexões e debates criativos será realizada em quatro cidades: Brasília, que já havia sediado a primeira edição, além de Porto Alegre e Belém.

O Noite das Ideias é um encontro a fim de refletir sobre o quê nos aproxima durante a pandemia. Reunirá pensadores, artistas e pesquisadores em torno de experiências e reflexões para criar alternativas de nos tornar “Próximos”.

O evento propõe um momento de reflexão criativa com cidadãos, intelectuais, profissionais da saúde, da gastronomia, escritores, fotógrafos e pesquisadores, para dialogar sobre desafios de cunho filosófico, sociológico, ecológico e cultural.

As identidades pan-amazônicas em Belém (em transmissão simultânea com a Guiana Francesa), as culturas transfronteiriças, o mundo digital e a saúde em Porto Alegre (em transmissão simultânea com o Uruguai), as questões arquitetônicas, urbanísticas e migratórias em Brasília (em transmissão simultânea com a França Metropolitana) estarão no centro dessa Noite das Ideias, que busca aproximar os territórios, as culturas e os povos.

Trata-se de uma atividade aberta ao público, com acesso gratuito. Para participar, não é necessário se inscrever, basta acessar o site www.debatesideias.com.br, os canais da Aliança Francesa ou a TVE RS.

Programação

20h – Abertura

20h10min – Identidades Culturais Transfronteiriças
Com Xadalu Tupã Jekupé, artista mestiço da comunidade Mbya, Lorena Maia Resende, arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Pelotas, Fabián Severo, escritor e professor de literatura, vencedor do prêmio nacional de literatura do Uruguai em 2017. Com mediação de Katia Suman, apresentadora de TV, radialista e escritora.

20h55min – Programação Artística
Adriana Deffenti apresenta um repertório musical que une as fronteiras Brasil e Uruguai, acompanhada dos músicos Ângelo Primon e Diogo Barcelos.

Adriana Deffenti. Foto: Heloisa Medeiros/Divulgação

21h05min – Tema 2: Os Desafios do Mundo Digital
Com Leonel Furtado Paes, coordenador do curso binacional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade Tecnológica do Uruguai. Rafael Prikladnicki, gestor de relacionamento do TECNOPUC e Leandro Folgar, presidente do Plano Ceibal no Uruguai, é mestre em Tecnologia, Inovação e Educação pela Harvard University, nos Estados Unidos.
A mediação é de Katia Suman, apresentadora de TV, radialista e escritora.

21h50min – Programação Artística
Adriana Deffenti e Valéria Barcellos cantam acompanhadas dos músicos Ângelo Primon e Diogo Barcelos.

Valéria Barcellos. Foto: Divulgação

22h05min – Tema 3: Saúde e Proximidades
Com Mara Gomes, psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mauricio Bagarollo, fundador e coordenado da ONG Doutorzinhos e Virginia Rial Ferreira, antropóloga social da Faculdade de Ciências Humanas e da Educação. A mediação de Katia Suman, apresentadora de TV, radialista e escritora.

22h50min – Programação Artística
Adriana Deffenti recebe o instrumentista uruguaio Carlito Magallanes e cantam acompanhadas dos músicos Ângelo Primon e Diogo Barcelos.

Carlito Magallanes. Foto: Acervo

quinta-feira, 28 de abril de 2024 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?