Agenda | Artes Visuais | Notas

Anne Anicet reflete impacto da indústria da moda no meio ambiente em exposição no CHC Santa Casa

Change Size Text
Anne Anicet reflete impacto da indústria da moda no meio ambiente em exposição no CHC Santa Casa Foto: Ricardo Lage

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa recebe a partir de quarta-feira (17/4) a exposição Conexão Natureza, da artista visual e designer de moda Anne Anicet. A mostra apresenta obras tácteis bimensionais e tridimensionais, incluindo uma estrutura com mangas que pode ser vestidas pelo público. A visitação é gratuita e aberta ao público de segunda a sábado, das 8h às 19h, e ficará disponível até o dia 16 de junho, na sala de Múltiplos Usos II.

Foto: Ricardo Lage

Com mais de uma década trabalhando com resíduos têxteis, Anne tem se destacado pela criação de esculturas moles (soft sculpture) e artes vestíveis (weareble arts). Sua produção reflete uma profusão de formas, camadas e texturas, semelhantes a elementos naturais como areias, rios e estalactites. Além da beleza estética, suas obras oferecem reflexões sobre sustentabilidade têxtil, com base em sua vasta pesquisa e doutorado em Design pela Universidade de Aveiro, Portugal.

Na exposição, os visitantes também podem interagir com uma grande estrutura com mangas, que pode ser vestida simulando o abraço a uma árvore. A instalação em formato de onda escura alerta para o alto consumo de água pela indústria da moda – o segundo maior poluidor do mundo. Uma reflexão sobre o impacto dos resíduos químicos e sintéticos liberados em lavagens de roupas, contaminando mares e provocando a ingestão de microplásticos por animais – e também por humanos. 

quarta-feira, 17 a 16 de junho de 2024

CHC Santa Casa (Av. Independência, 75 - Independência, Porto Alegre)

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?