Agenda | Música

Audição comentada sobre Franz Liszt

Change Size Text
Audição comentada sobre Franz Liszt Foto: Louis Held/Divulgação

Depois de analisar a obra de Beethoven, Villa-Lobos e dos compositores russos, o projeto Audições Comentadas de Música Erudita chega a sua quarta e última edição deste ano com um recital e uma aula especial em homenagem a Franz Liszt, músico que se destacou no século XIX inaugurando a era dos pianistas virtuoses.

Durante a atividade online, os pianistas e professores Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz interpretarão ao vivo algumas das maiores composições do maestro, além de apresentar detalhes sobre o processo criativo e a obra do húngaro. O evento virtual acontece nesta quinta (10/9), às 18h30min. A transmissão será feita por um link privado do YouTube, podendo ser acessada pelo computador, smartphone, tablet ou smart tv. As inscrições para a atividade custam R$ 20 e devem ser feitas no site.

Além da execução ao piano da obra de Liszt, o encontro também trará a contextualização histórica do despontar do artista, mostrando as tendências variadas do século XIX. Na época, o mundo musical já anunciado por Beethoven abria-se em diferentes alternativas, provavelmente como escapes ao legado do Classicismo, e Franz Liszt revolucionou a técnica pianística desse período.

O músico usava suas composições para descrever situações e emoções provocadas por pinturas, livros e diversas outras manifestações artísticas. Com seus “poemas sinfônicos” e um grande carisma, percorreu a Europa Central fascinando plateias que o consideravam um superstar.

Olinda Allessandrini é graduada com láurea em Piano, pela UCS. Possui CDs inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Chiquinha Gonzaga e Araújo Vianna.

Tiago Halewicz é pianista graduado em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS. É diretor da Casamundi Cultura e atua na área de Estudos Culturais. Mantém um trabalho multidisciplinar por conta de seu trabalho de cooperação internacional representado pela difusão da cultura polonesa no Brasil.

Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz. Foto: Maciel Goelzer/Divulgação

quinta-feira, 10 de abril de 2024 | 18h30

R$ 20

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?