Agenda | Música

Audição comentada sobre Nina Simone

Change Size Text
Audição comentada sobre Nina Simone Foto: Ron Kroon/Anef/Divulgação

Sucesso na programação do Instituto Ling, as Audições Comentadas de Jazz estreiam no ambiente virtual nesta quinta (20/8), às 18h30min, com um encontro em homenagem a um dos maiores nomes femininos do gênero: a cantora, compositora e pianista Nina Simone.

O jornalista Paulo Moreira apresentará ao público histórias, curiosidades e memórias da artista norte-americana – com participação musical da jovem intérprete Stefany Kaipper. Acompanhada pelo piano de Alexandre Vinicius Alles, ela dará voz a algumas das canções mais famosas da carreira da diva.

A atividade será transmitida ao vivo pela plataforma Zoom, com possibilidade de interação entre os participantes. As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no site.

Além de uma extensa carreira no jazz, Nina Simone (1933-2003) teve uma vida comprometida com o ativismo pelos direitos civis dos negros do seu país. Filha de marceneiro e de empregada doméstica, iniciou os estudos de piano aos seis anos de idade e cantava no coral da igreja que fazia parte. Depois de ter sido recusada pelo Instituto Curtis devido ao fato de ser negra, assinou um contrato com a Bethlehem Records em 1957, dando início a uma ampla vivência musical que passou também por ritmos como blues, folk, soul, R&B, pop e música clássica.

Paulo Moreira tem 39 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos.

A jovem cantora e compositora gaúcha Stefany Kaipper também iniciou sua jornada cedo, aos cinco anos de idade, cantando em corais da igreja, onde descobriu o amor pela soul music. Com o timbre vocal que lembra o de Nina, a artista fará um pequeno tributo à diva do jazz, cantando clássicos como Feeling Good, I Put a Spell On You e My Baby Just Cares for Me.

quinta-feira, 20 de abril de 2024 | 18h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?