Agenda | Teatro

“Banco não dá bom dia” conta a história do Sindicato dos Bancários no Teatro CIEE

Change Size Text
“Banco não dá bom dia” conta a história do Sindicato dos Bancários no Teatro CIEE Foto: Laís Escher

O espetáculo Banco não dá bom dia, criado coletivamente a partir de um texto homônimo produzido em oficina literária, chega ao palco do Teatro CIEE com estreia nesta quarta-feira (24), às 20h. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados no Sympla. Dirigido por Sandra Loureiro e estrelado por bancários, o projeto traz a história da construção do Sindicato dos Bancários tendo como pano de fundo a história do Brasil.

A narrativa é fruto da oficina literária coordenada pelo escritor Alcy Cheuiche, em 2008, promovida pelo SindBancários, e conta com o texto adaptado pelo bancário Paulo Caetano.

A história se inicia em 1932, na manhã do dia 5 de janeiro, quando os bancários do Banco Pelotense são surpreendidos com o decreto de falência do Banco. Inspirados pela iniciativa de Jose Pedro Ramirez, os funcionários se mobilizam para a formação de um sindicato dos bancários, durante a era Vargas. 

A encenação busca ser representativa da realidade bancária e mostra a trajetória de ativistas que saíram de suas pacatas vidas para criar um dos mais combativos e importantes sindicatos do Brasil: o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. Seus personagens são pessoas, famílias, que têm suas vidas atravessadas pelas relações interpessoais, pelas vivências profissionais e seu cotidiano e pela própria história do país. O espetáculo retrata as lutas por melhorias nas condições de trabalho desta categoria, que sofre as agruras das modernas tecnologias e dos caminhos do mercado, e que enfrenta resistência, violências e luta para ter dignidade e estabilidade no emprego.

quarta-feira, 24 de maio de 2024 | 20h00

Rua Dom Pedro II, 861, Higienópolis

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?