Agenda | Gastronomia | Música

Botticelli em imersão enogastronômica é nova atração na Pousada do Engenho

Change Size Text
Botticelli em imersão enogastronômica é nova atração na Pousada do Engenho "Primavera", de Sandro Botticelli. Foto: Wikimedia Commons
A Pousada do Engenho em parceria com o StudioClio apresenta o projeto Ingegno – Arte e Pensamento da Primavera. O programa começa na sexta-feira (25/11), com degustação de vinhos italianos animada por poemas e músicas de Dioniso e de Orfeu. No sábado (26/11), será realizado o sarau e o jantar harmonizado. Os participantes conhecerão com qualidade uma das obras máximas da história da arte, em cenários de beleza, encanto e convívio. Sempre integrando arte e prazer em sua trajetória, a Pousada do Engenho convida para um programa cultural que tem como tema a obra Primavera, de Sandro Botticelli. As imagens do apaixonamento, do amor, do sublime, de vida e morte, do reino de Vênus e do mundo celestial representado nesta obra-prima, das memórias de Firenze em seu apogeu e de visões míticas com pensamento e encanto servem de inspiração para uma imersão repleta de conhecimento, troca, sabores e muita arte. Alex Alano, músico e proprietário da pousada, convidou dois grandes nomes da cultura e da gastronomia gaúcha para um encontro memorável. Publicidade No centro do evento, a pintura será apresentada e analisada pelo professor Francisco Marshall, pianista e doutor em história social, que vai interpretar as obras também ao piano do Salão do Engenho em uma performance inusitada recriando o quadro em música. Depois, será servido um jantar harmonizado com alegorias e gastronomia florentina, em cardápio criado pelo chef Pepe Laytano. Este evento integra o projeto RenasceClio, atividades itinerantes do StudioClio. As reservas podem ser feitas no site da pousada. Programação Sexta-feira, 24/11/202319h: Vinho e poesia de OrfeuDegustação de vinhos italianos selecionados, com acepipes criados pelo chef Pepe Laytano e a leitura comentada de poemas de Lorenzo de Medici e de Angelo Poliziano, música de Orfeu e imagens de Baco. Sábado, 25/11/202319h: Sarau Ingegno, arte e pensamento da PrimaveraApresentação comentada da pintura Primavera, de Sandro Botticelli, seguida de concerto de piano com Francisco Marshall.21h: Banquete florentino com cardápio assinado pelo chef Pepe Laytano e vinhos italianos.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

Publicidade

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?