Agenda | Artes Visuais

BPE exibe obras raras e primeiras edições de grandes mestres da literatura ocidental

Change Size Text
BPE exibe obras raras e primeiras edições de grandes mestres da literatura ocidental Foto: José Francisco Alves

A Biblioteca Pública do Estado (BPE) apresenta a exposição Babel (In) Finita, uma montagem Sul (In) Finito de Borges, com curadoria de Facundo Sarmiento e ilustrações de Zorávia Bettiol. A mostra, realizada pela Sedac em conjunto com a Associação dos Amigos da Biblioteca (AABPE), será aberta ao público na quarta-feira (10/4), a partir das 10h.

Babel (In) Finita é uma jornada pela história da literatura ocidental, apresentando as primeiras edições e obras raras dos séculos XVI, XVII e XVIII, e até os dias de hoje, através dos olhos e textos de Jorge Luis Borges. A mostra, que é composta por mais de 300 obras pertencentes ao acervo particular do médico e bibliófilo gaúcho Gilberto Schwartsmann, é uma continuação da que foi realizada recentemente na Academia Nacional de Medicina e na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. 

Obras como Decameron, de Bocaccio (1520), Thomas de Aquino (1577) e Poética, de Aristóteles (1601), estarão em exposição ao lado de primeiras edições de Kafka, Proust, Joyce e edições raras de Shakespeare. Entre as 300 obras em destaque, também estarão presentes edições raras da Divina Comédia de Dante (1866), Mil e Uma Noites, Bíblia Sagrada e Dom Quixote (1862). Além disso, a literatura brasileira terá um espaço exclusivo, com edições raras de Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, entre outros. 

A Biblioteca Pública do Estado está aberta de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Visitas guiadas podem ser agendadas através do e-mail [email protected]

quarta-feira, 10 a 29 de junho de 2024

Biblioteca Pública do Estado do RS (Rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre)

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?