Agenda | Teatro

Casa de Cultura Mario Quintana recebe espetáculo “Corpo Casulo”

Change Size Text
Casa de Cultura Mario Quintana recebe espetáculo “Corpo Casulo” Foto: Gabz404

No domingo (25/2), às 19h, o Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) recebe sessão única de Corpo Casulo, espetáculo que tem como tema central a transgeneridade e é encenado pelo artista e produtor cultural Gustavo Deon, uma pessoa transmasculina. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos na Sympla.

A narrativa do espetáculo apresenta as vivências de um corpo transmasculino, costuradas a histórias de outras pessoas trans e à Memória Social na qual vivemos culturalmente. O trabalho é um monólogo, construído a partir do conceito de Biodrama, de Viviana Tellas, e de experimentações corporais fundamentadas na performance e inspiradas na dança contemporânea. 

A linha dramatúrgica é construída a partir das fases da vida, iniciando na infância, passando pela adolescência e fase adulta – em diálogo aos estágios da metamorfose. As cenas realçam as nuances da trajetória do ator em seus diferentes períodos de transição, propondo ambientações que transitam entre o cômico, a franqueza acerca de sua identidade e a visão sobre ela, costuradas com a poesia, que abre espaço para linguagens mais abstratas e metafóricas.

A pesquisa para essa construção se dá em conjunto com a produção de pessoas trans que pensam sobre gênero dentro da literatura, filosofia, psicologia e teatro, tendo referências como Paul Preciado, Jota Mombaça, Letícia Nascimento, Dodi Leal e Jonas Maria.

O espetáculo conta ainda com a codireção de Luka Machado, atriz, produtora cultural, gestora de projetos e comunicadora. A realização é do Coletivo Intransitivo, formado integralmente por artistas trans, com diferentes linhas de pesquisa e áreas de atuação. 

domingo, 25 a 25 de fevereiro de 2024 | 19h00

Teatro Carlos Carvalho na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – 2o andar – Centro Histórico, Porto Alegre)

R$40 (inteira) / R$20 (meia–entrada)

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?