Agenda | Cultura

Centro Cultural 25 de Julho celebra o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil com ciclo de palestras

Change Size Text
Centro Cultural 25 de Julho celebra o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil com ciclo de palestras Foto: Olavo Fröhlich/Divulgação

Na segunda-feira (18/3), o Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre inicia o ciclo de conferências Colóquios da Imigração, em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. A abertura da programação especial será com o jornalista Olavo Fröhlich ministrando a palestra Imigração Alemã: Não Desejada, Não Planejada, às 19h30.

No encontro, o especialista destacará pontos importantes dos 200 anos da chegada dos povos de língua alemã, fazendo um recorte que vai da vinda da família real ao Brasil, em 1808, passando pela chegada dos primeiros alemães ao Brasil, no dia 25 de julho de 1824, até o estabelecimento de cerca de 5 mil imigrantes no Rio Grande do Sul em 1828. Para participar, basta doar 1kg de alimento não perecível na entrada do evento.

Ao todo, serão nove encontros durante este ano para festejar o simbólico momento histórico. Para os próximos meses, também estão confirmadas as palestras Os Mercenários do Imperador, em 15 de abril, também com Olavo Fröhlich; Mulheres na Imigração, dia 20 de maio, com Scheila dos Santos DreherA História da Imigração Alemã, no dia 17 de junho, e Aspectos da História da Imigração de Falantes de Língua Alemã, em 8 de julho, ambas com Martin Norberto Dreher; além de Arte de Alemãs no Brasil, dia 19 de agosto, com José Francisco Alves;  A Imprensa em Língua Alemã no Rio Grande do Sul, dia 21 de outubro, com Isabel Cristina Ahrend, e Lendas e Mitos da História da Imigração Alemã, em 18 de novembro, com Décio Aloísio Schauren.

segunda-feira, 18 a 21 de outubro de 2024 | 19h30

Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora – Porto Alegre/ RS)

Doação de 1kg de alimento não perecível

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?