Agenda | Cultura | Literatura

CHC Santa Casa promove lançamento de livro sobre racismo e história negra em Porto Alegre

Change Size Text
CHC Santa Casa promove lançamento de livro sobre racismo e história negra em Porto Alegre Foto: Divulgação

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa promove na segunda-feira (27/11), às 15h30, o evento de lançamento do livro Racismo, Relações de poder e História negra em Porto Alegre. Obra é organizada pelos professores José Rivair Macedo (UFRGS), Paulo Roberto Staudt Moreira (UFPel) e Véra Barroso (CHC Santa Casa). A entrada do evento é franca, com inscrições prévias pela plataforma Sympla.

A partir do olhar de pesquisadores sobre os séculos XIX e XX, a obra busca reconhecer o lugar da pessoa negra na história do Rio Grande do Sul, em especial de Porto Alegre. E para dar luz ao tema, o evento ainda contará com a conferência da diretora do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães Pinto, que também assina o prefácio da obra.

Com 13 textos, o livro é dividido em três partes: I – Pensamento e movimento de homens negros e mulheres negras no sul do Brasil; II – Vivências e experiências negras entre a escravidão e o pós-abolição; III – Cultura, pensamento e sociabilidade negra. Como destaca a historiadora do CHC, Véra Barroso, a obra contempla dois propósitos: de um lado, o combate ao racismo estrutural, em cenário de significativa presença negra, tomando como exemplo a Santa Casa, de migrantes contemporâneos e de afrodescendentes; e, de outro, a valorização das fontes documentais como esteio de investigações que se impõem, sobretudo para dar luz aos populares da sociedade.

O livro ainda conta com abas assinadas pela educadora Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva e pelo historiador Flávio Gomes.

segunda-feira, 27 a 27 de novembro de 2023 | 15h30

CHC Santa Casa (Av. Independência, 75 - Independência, Porto Alegre)

Gratuito, mediante inscrição

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?