Agenda | Cultura | Notas | Teatro

Coletivo Fora da Asa apresenta evento virtual voltado aos saberes dos povos indígenas

Change Size Text
Coletivo Fora da Asa apresenta evento virtual voltado aos saberes dos povos indígenas Foto: Maria Luiza Rosa/Divulgação

O coletivo Fora da Asa: experiências plurais celebra três anos no mês de agosto com um evento virtual voltado aos saberes dos povos indígenas. A programação inclui rodas de conversa e o espetáculo teatral Terra Adorada, que tem como tema central a violência contra mulheres indígenas. As ações iniciam nesta quarta-feira (4/8), às 18h30, com uma roda de conversa entre Iracema Gã Téh, Kujã  Kaingang e Rejane Paféj, mestranda em psicologia social e institucional. A programação ocorre no Instagram @foradaasa e no Google Meet.

No dia 11 de agosto, às 18h30, a cacica Xokleng Cullung Vei-Tcha Teie, representante do Conselho dos Povos Indígenas do Rio Grande do Sul, e Cullar Maiule Teie, ambas são representantes da Retomada Xokleng Konglui em São Francisco de Paula e debatem sobre a luta das mulheres pelo direito aos territórios tradicionais.

Com contribuições espontâneas, o evento pretende arrecadar recursos para custear a ida das mulheres a Brasília, onde indígenas de diversos povos estarão reunidos em agosto para protestar pelo direito à terra. A programação encerra com o espetáculo Terra Adorada, que será exibido no dia 18 de agosto, às 19h. 

Entrelaçando narrativas vivenciadas em terras indígenas Guarani e Kaingang, notícias jornalísticas, dados históricos, palavras de Renata Tupinambá, Davi Kopenawa, Daniel Munduruku, Jaider Esbell, Terra Adorada apresenta um olhar crítico sobre esse Brasil parido à força, inventado a partir das dores de mulheres pegas no laço. Após o espetáculo, haverá uma conversa mediada por Angélica Kaingang, com a participação de mulheres indígenas e da atriz e idealizadora do espetáculo, Ana Luiza da Silva

A produção é da Complô Cunhã, produtora cultural dedicada a mover projetos de, com e por mulheres, e terá inscrições prévias pelo e-mail [email protected].

quarta-feira, 04 a 04 de agosto de 2021 | 18h30

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?