Agenda | Teatro

Correspondências escritas durante a quarentena inspira instalação cênica virtual

Change Size Text
Correspondências escritas durante a quarentena inspira instalação cênica virtual Cartaz. Foto: Divulgação

No projeto Correspondentes Quarentenados, coordenado pelo Professor Doutor Marcelo dos Santos da Escola de Letras da UNIRIO, cartas ganham novo figurino: tornam-se e-mails. Na atualidade também podem aparecer vestidas de SMSs, mensagens de Whatsapp ou directs do Instagram, mas são essencialmente possibilidades de sociabilidade – e isso se tornou fundamental nos tempos da Covid-19.

Ficcionais, imaginárias ou reais, as palavras escritas por personagens da tragédia, que há mais de um ano assola a humanidade, se tornam o retrato da subjetividade que se faz compartilhada com o outro. Destas cartas surge a dramatização que carrega o nome Correspondentes Quarentenades.

“É a transposição para a cena das cartas escritas para o projeto do professor Marcelo dos Santos. A partir das 12 cartas escolhidas, cada ator criou uma composição entre ação e leitura da carta, entre o dito e o não dito, entre o silêncio e a fala. Possíveis situações de um tempo de quarentena – vividos ou não por eles – criavam sentidos para as cartas”, fala Susanna Kruger, que dirige e produz o espetáculo.

A instalação cênica virtual e gratuita, acontece de 17 a 20 de abril, às 19h e 20h, mantendo o padrão de distanciamento social – será levada à todos através de um Zoom, provocando a identificação da plateia virtual com as vivências relatadas nas cartas. Variadas personas são reveladas enquanto as narrativas ganham encenações.

Durante 50 minutos as cenas se repetem ininterruptamente. “Uma particularidade: ao invés de uma interpretação em libras, concomitante à cena, cada ator criou duas cenas: a versão oralizada e a versão em Libras”, esclarece Kruger.

Para conferir a montagem é só acessar o site do evento. Serão disponibilizados os nomes da cenas e uma uma breve descrição delas, para o espectador escolher o que assistir.

sábado, 17 a 20 de abril de 2021 | 19h00 - 21h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?