Agenda | Artes Visuais | Notas

Cristina Canale apresenta exposição “A Casa e o Sopro” no Instituto Ling

Change Size Text
Cristina Canale apresenta exposição “A Casa e o Sopro” no Instituto Ling "Sopro", de 2023. Foto: Alexander Janetzko

O Instituto Ling recebe a mostra inédita A Casa e o Sopro, com 22 trabalhos de Cristina Canale, artista carioca estabelecida na Alemanha desde 1993. A exibição, com curadoria de Daniela Labra, reúne obras raramente vistas pelo público, sendo quatro delas inéditas, que revelam a marca autoral de Cristina, uma pintora madura, dona de uma linguagem visual própria e singular. A inauguração será na terça-feira (27/2), às 19h, com um bate-papo entre a artista e a curadora. Para participar, basta fazer a inscrição prévia e sem custo pelo site da instituição.

A Casa e o Sopro conta com pinturas a óleo sobre linho ou tela, além de desenhos em aquarela e técnica mista, em composições de cores vibrantes com elementos antropomorfos e botânicos. A mostra é uma oportunidade para o público de Porto Alegre revisitar o trabalho de Cristina que, há mais de uma década, não tem uma exposição individual apresentada na cidade.

A pintura mais antiga exibida na galeria do centro cultural é Branco de Medo, de 1992, que abre a visita, com uma paleta de cor baixa e figuras de contornos difusos, que pertence a uma fase de investigação em modulação cromática da artista. A mais recente é a inédita Sopro, de 2023, que contém alguns antecedentes formais de sua obra, com composição e texturas.

“Branco de Medo”, de 1992. Foto: Flavio Freire

O título da mostra remete à presença de elementos “sólidos” ou “gasosos” contrastantes. “Ele alude às mitologias do sopro que dá vida ao barro, ou mesmo ao vidro – material rígido translúcido resultante da transmutação de massa liquefeita soprada. Examinando a relação entre opacidade e transparência, a casa como signo de solidez contrasta com a imaterialidade do ar/sopro, cuja força pode tanto destruir como servir de alento, regeneração ou agente polinizador”, explica Daniela em seu texto curatorial.

A exibição poderá ser conferida com entrada franca até o dia 1º de junho, de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h. Há também a possibilidade de agendamentos com mediação para grupos, sem custo, mediante inscrição pelo site.

Serviço

Exposição A Casa e o Sopro, de Cristina Canale
De 27 de fevereiro até 1º de junho
De segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h
No Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

terça-feira, 27 a 01 de junho de 2024 | 19h00

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?