Agenda | Artes Visuais

Deri Andrade participa do segundo Encontro de História, Teoria e Crítica da Arte do MARGS

Change Size Text
Deri Andrade participa do segundo Encontro de História, Teoria e Crítica da Arte do MARGS Deri Andrade. Foto: Divulgação

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) dá seguimento, nesta quinta-feira (1°/7), às 19h, a 4ª edição dos Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte, que terão como tema racialização e arte no Brasil. Com mediação do pesquisador e professor Igor Simões (UERGS), o encontro contará com a participação do pesquisador, jornalista e curador Deri Andrade, que apresentará o Projeto Afro

O evento será transmitido pelo YouTube do MARGS e contará com interpretação simultânea de Libras. Os encontros darão continuidade aos eventos do Programa Público Presença Negra no MARGS, que, desde o dia 10 de junho, conta ações nas redes sociais do MARGS, além de uma live e uma conferência de abertura.

Projeto Afro é uma plataforma afro-brasileira de mapeamento e difusão de artistas negros/as/es. O projeto deseja ampliar e visibilizar a produção artística de autoria negra no Brasil, apresentando sua multiplicidade, seus inter-relacionamentos e sua abrangência. Um espaço de descoberta e ressignificação. A iniciativa se entende como um manifesto em defesa da igualdade racial, quando observados os dados sociais que ainda mostram o negro à margem do processo social. 

O projeto expressa o protagonismo negro para além dos limites territoriais, refletindo sobre os processos históricos hegemônicos que validaram o sistema de arte no país. O projeto propõe um novo olhar para as narrativas a partir da colaboração e da troca. Fruto de uma pesquisa que compreende mais de três anos – e que segue em curso –, o conteúdo reunido convida cada visitante a navegar por diferentes aspectos dessa produção: mapa interativo, perfis de artistas, artigos colaborativos e entrevistas, escritos acadêmicos, sugestões de eventos. Toda uma pesquisa sistematizada em um local dedicado à expressão.

Em sua 4ª Edição, no ano de 2021, a atividade quer discutir a presença negra na escrita da história da arte no Brasil, desde o lugar de pesquisa, crítica e curadoria. O projeto se estenderá pelos dias 01.07, 08.07 e 15.07, sempre com duas horas de duração, pelo canal do MARGS no YouTube. Cada reunião contará com a presença de um nome referência sobre o tema nas artes visuais no Brasil, que destacarão conhecimentos que urgem por visibilidade em uma sociedade estruturalmente marcada pelo racismo. O ciclo de palestras e debates tem como principal objetivo promover espaços que permitam discutir a história da arte desde um ponto de vista da mobilidade, tendo como pauta assuntos que, além de emergentes, são urgentes nas apreensões contemporâneas do tema.

quinta-feira, 01 a 01 de julho de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?