Agenda | Dança | Teatro

“Diálogo de Corpos e Rodas” apresenta circo sob olhar do teatro e da dança, com roda Cyr como protagonista

Change Size Text
“Diálogo de Corpos e Rodas” apresenta circo sob olhar do teatro e da dança, com roda Cyr como protagonista Foto: Felipe Paes/Divulgação

Uma roda Cyr (grande aparelho circular que permite várias manobras acrobáticas), dois números, inúmeras possibilidades. A arte circense é dirigida, de um lado, sob a perspectiva teatral, e, por outro, pela linguagem da dança. Esta é a proposta de Diálogo de Corpos e Rodas, que será apresentado nesta quinta-feira (8/7), às 20h, pelo YouTube

Os idealizadores do projeto, os artistas circenses Joaquin Vivas e Paolla Ollitsak, convidaram a diretora de teatro Guadalupe Casal, a atriz e bailarina Letícia Paranhos e o maestro Luiz Martins, diretor-artístico e fundador da Orquestra Filarmônica de Alagoas, para um espetáculo inovador de pesquisa sobre circo-contemporâneo e construção de novas possibilidades de girar a arte: o circo sob o olhar do teatro e da dança. 

“Diálogo de Corpos e Rodas é, na verdade, um espetáculo inédito no atual mercado mundial da roda Cyr. As diretoras Guadalupe Casal e Letícia Paranhos foram desafiadas a explorar as inúmeras possibilidades do equipamento, não só de movimentos, mas de manipulação e truque. Juntos, trabalhamos a interpretação de dois personagens e duas histórias completamente diferentes que têm em comum o encantamento”, destaca Joaquin.

No início dos anos 2000, o acrobata canadense e presidente do Cirque Éloize, com sede em Montreal, Daniel Cyr, inventou a roda Cyr, ou melhor, um círculo gigante de metal cuja semelhança a um bambolê se restringe apenas à forma. A roda Cyr, que começa a ganhar espaço por aqui entre iniciados ou não na arte circense, oferece mil possibilidades, e o ponto alto é fazer o próprio corpo rodopiar pelo ar. Feita em alumínio ou ferro, a estrutura chega a pesar 20 quilos.O projeto Diálogo de Corpos e Rodas é executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

quinta-feira, 08 a 08 de julho de 2021 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?