Agenda | Cultura | Notas

Donaldo Schüler fala sobre as raízes culturais do amor em curso no Instituto Ling

Change Size Text
Donaldo Schüler fala sobre as raízes culturais do amor em curso no Instituto Ling Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

O filósofo, escritor e tradutor Donaldo Schüler estará no Instituto Ling durante o mês de abril ministrando o curso O amor e suas raízes culturais. Em três encontros nas quintas-feirasdias 11, 18 e 25, o professor analisará obras clássicas da nossa cultura para refletir sobre o conceito de amor e as suas nuances através do tempo, indo da antiguidade até a modernidade.

As aulas partem do poema épico mesopotâmico Epopeia Gilgamesh, o primeiro registro literário do mundo, anterior à Bíblia, que revela episódios amorosos de mais de quatro mil anos atrás. Depois, passam por O Banquete, texto filosófico de Platão, para falar sobre a busca da verdade e do belo, assim como a origem dos sexos; até chegar às representações de amor cortês e de paixão difundidas, a partir de 1865, pela ópera Tristão e Isolda, de Richard Wagner.

As inscrições custam R$ 360 e podem ser feitas no site ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras). Para participar, não é necessário conhecimento prévio. Professores da rede pública de ensino, das séries básica, fundamental e média, podem solicitar bolsa de estudo com 80% de desconto, escrevendo para o e-mail [email protected].

Serviço

Curso O amor e suas raízes culturais: da filosofia à ópera Tristão e Isolda
Com o filósofo, professor, escritor e tradutor Donaldo Schüler 
Dias 11, 18 e 24 de abril
Quintas-feiras, das 19h às 21h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Programa do curso
11.4 – Aula 1: O amor na antiguidade babilônica: Epopeia de Gilgamesh. O nascimento e a atuação de Afrodite na Grécia Antiga.
18.4 – Aula 2: Eros e Afrodite no Banquete de Platão. A busca da verdade e do belo. A origem dos sexos.
25.4 – Aula 3: O amor cortês e o amor-paixão. Amor e modernidade na ópera Tristão e Isolda, de Richard Wagner.

quinta-feira, 11 a 24 de abril de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?