Agenda | Literatura

Empreendedorismo LGBT no mercado editorial é tema da série Conversações da CCMQ

Change Size Text
Empreendedorismo LGBT no mercado editorial é tema da série Conversações da CCMQ Giovani Urio. Foto: Vitor Diel/Divulgação

Nesta segunda-feira (28/6), às 19h, a série Conversações tem continuidade com debate acerca do empreendedorismo e do protagonismo de pessoas LGBT na cena literária. Os debatedores serão o artista gráfico Giovani Urio e o jornalista Vitor Diel, que fomentam a presença LGBT no mercado editorial a partir do Projeto Literatura RS. A transmissão acontece pelo Instagram da CCMQ.

O encontro é fruto de parceria entre o Projeto Literatura RS, a Livraria Taverna e a CCMQ.

Giovani Urio é bacharel em Design, nascido em Passo Fundo, em 1983. É artista gráfico com ênfase na criação editorial. Foi diretor de arte da Revista da Cerveja e do Jornal do Mercado, entre 2012 e 2017, além de ter experiência em núcleos de marketing, agências de publicidade, escritórios de design, e assessorias de gestão pública. Como ilustrador, realizou sua primeira exposição individual na Pinacoteca da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, e participou da 19ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará.

Vitor Diel é jornalista, nascido em Porto Alegre, em 1982. Assessor de imprensa dedicado ao mercado editorial, autor da coletânea de crônicas Granada (Armazém de Livros, 2008) e de artigos publicados em jornais e revistas como Zero Hora e Revista Simples. Tem especialização em Literatura Brasileira pela UFRGS e foi coordenador de comunicação da Feira do Livro de Porto Alegre entre 2016 e 2018. Criou a página Literatura RS, em 2014, no Facebook, a qual lhe rendeu o Prêmio Açorianos de Literatura, em 2016, como destaque literário.

O Projeto Literatura RS renasceu sob nova identidade visual, em 2019, expandindo-se em um site de conteúdo exclusivo e inédito, bem como em um estúdio de produção de conteúdo e divulgação da literatura produzida e editada a partir do Rio Grande do Sul. Atualmente, tem mais de 17 mil seguidores nas redes sociais e a Central de Acolhimento para Escritores, voltada à profissionalização e amparo de autores, é um dos seus principais serviços.

segunda-feira, 28 a 28 de junho de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?