Agenda | Dança

Espetáculo de butoh “Dezoito Estações de Outono” estreia na CCMQ

Change Size Text
Espetáculo de butoh “Dezoito Estações de Outono” estreia na CCMQ Foto: Takinori Kawahara

Marcando a quarta parceria dos bailarinos Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama nos palcos, o espetáculo de butoh Dezoito Estações de Outono faz a sua estreia nacional neste sábado (6/4). O local escolhido é o Teatro Carlos Carvalho, da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, e a apresentação acontecerá às 16h, com entrada franca.

Dezoito Estações de Outono foi concebido durante uma nova imersão da dupla no Japão, mais especificamente no topo de uma montanha em Kamihoshikawa. Em seu novo espetáculo juntos – os anteriores foram Caminhos Pelos Quais, A Música Não Tocada e O Sussurrar da Cigara –, Ana e Nishiyama navegam pelas variações de uma estação que lentamente transforma cores, altera a percepção da passagem do tempo e suscita no olhar as imagens impregnadas pelas culturas do Brasil e do Japão, fundidas em cena.

Nesse encontro entre países tão distintos, Ana e Nishiyama carregam as memórias vivas de seus mestres Kazuo Ohno, precursor do butoh ao lado de Tatsumi Hijikata nos anos 60; e de Yoshito Ohno, filho de Kazuo que, também bailarino, deu sequência ao legado do pai. Foi com Yoshito sensei que os bailarinos desenvolveram seu repertório em butoh, por meio de diversas imersões no Japão que seguem sendo uma tradição para a dupla mesmo após o falecimento do mestre em janeiro de 2020.

Quem dirige o espetáculo é Etsuko Ohno, esposa, maquiadora e figurinista de Yoshito, sensei que o acompanhou em diversas turnês mundiais. Trata-se da segunda direção de Etsuko san para um trabalho de Ana e Nishiyama — em 2022, ela também dirigiu os bailarinos em O Sussurrar da Cigarra. A primeira apresentação aconteceu no lendário Kazuo Ohno Dance Studio, no último dia 13 de fevereiro, e agora toma forma pela primeira vez no Brasil.

sábado, 06 de maio de 2024 | 16h00

Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?