Agenda | Cinema | Teatro

Espetáculo “Fábulas do Sul”, do Grupo Ueba Produtos Notáveis, ganha versão em filme

Change Size Text
Espetáculo “Fábulas do Sul”, do Grupo Ueba Produtos Notáveis, ganha versão em filme Foto: Bruno Kriger/Divulgação

A peça de teatro Fábulas do Sul, produção do Grupo Ueba Produtos Notáveis e que já percorreu mais de 80 municípios gaúchos em mais de 100 apresentações, ganhará agora versão em filme. A estreia será neste sábado (26/6), às 19h, no canal do YouTube do grupo. 

O espetáculo de teatro nasceu em 2018, fruto de um edital de Caxias do Sul que premiou iniciativas de resgate do folclore gaúcho através da encenação teatral. Em 2019, foi lançado o livro homônimo, que em menos de um ano teve sua primeira edição esgotada. Agora, é a vez da história chegar às telonas.

Os causos e lendas apresentados em Fábulas do Sul – O Filme retratam a identidade do gaúcho e de suas tradições passadas de geração em geração, e o jeito irreverente do Grupo Ueba dá uma pitada de humor para essa narrativa imperdível. O objetivo da produção audiovisual com trilha de Rafa De Boni é contribuir com conteúdos culturais relevantes na internet em tempos de pandemia, acessíveis para toda a família. O projeto vai disponibilizar gratuitamente o filme de média-metragem no YouTube. Trabalhando o folclore e trazendo personagens que dialogam diretamente com a cultura gaúcha, Fábulas do Sul – O Filme busca falar com o público rio-grandense de forma única, reforçando laços da sua identidade. 

A história do filme leva ao público as principais fábulas da cultura gaúcha, trazidas através de um trabalho historiográfico, que incluem lendas e contos de Simões Lopes Neto, de forma criativa e lúdica. As histórias retratadas no média-metragem são a casa do MBororé, Cobra Boitatá, Negrinho do Pastoreio, Surgimento do Chimarrão e a Salamanca do Jarau. Com humor e aventura, a produção audiovisual também tem a intenção de romper com estereótipos machistas presentes no imaginário gaúcho.

Para Jonas Piccoli, autor e ator em Fábulas do Sul – O Filme, a produção foi muito prazerosa. “Essa é uma maneira de explorarmos outras mídias. Como, inicialmente, Fábulas do Sul era uma peça de teatro, é muito bacana para nós, enquanto grupo, transformá-la em filme”, explica. E complementa: “A importância dessa produção para a cultura caxiense e gaúcha é mostrar o desdobramento de um trabalho autoral, que começou como peça teatral, virou livro e agora filme, além de apresentar as fábulas do Sul de uma forma diferente e irreverente. Afinal, contar essas histórias de uma maneira mais engraçada pode instigar crianças, jovens e o público em geral a querer saber mais sobre a nossa cultura gauchesca.”

Fábulas do Sul – O Filme é um média-metragem, com construção de roteiro novo e específico pensado para o formato digital. A produção audiovisual é do Grupo Ueba Produtos Notáveis e do Centro Cultural Moinho da Cascata, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS) e patrocínios da Central de Rações, Engefiltros e Orquídea Alimentos.

sábado, 26 a 26 de junho de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?