Agenda | Teatro

Espetáculo sonoro “Maré” estreia no YouTube

Change Size Text
Espetáculo sonoro “Maré” estreia no YouTube Foto: Nadja Naira/Divulgação

Propondo uma imersão sonora em uma das comunidades mais atingidas por cenas de violência, o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, o projeto Escutas Coletivas, da Companhia Brasileira de Teatro, conecta o público local a uma mesma música em meio à rotina da comunidade. A partir deste contexto, nasceu o espetáculo Maré, que será exibido no canal do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS no YouTube nesta sexta-feira (13/8), às 9h30.

O projeto oferece uma experiência sonora online ancorada em dramaturgias do som e vozes no espaço, conectando pessoas em diferentes locais a uma mesma música e a um acontecimento no tempo presente. A peça Maré é uma reação artística à chacina de 2013 no Complexo da Maré, um dos maiores complexos de favela na cidade do Rio de Janeiro. A tragédia aconteceu durante as Jornadas de Junho, como ficou conhecida a série de protestos e manifestações com reivindicações diversas ocorridas no Brasil. O espetáculo inaugura, então, uma criação artística que estimula a criação e imaginação dramática de quem a ouve.

Com dramaturgia e direção de Marcio Abreu e desenho sonoro do músico e compositor Felipe Storino, a obra conta com as vozes de Cássia Damasceno, Fabio Osório Monteiro, Felipe Storino, Giovana Soar, Grace Passô, Key Sawao e Nadja Naira. A apresentação será seguida de debate, com integrantes da Companhia de Teatro, e ficará disponível para ser assistida no YouTube do DDC até o dia 8 de setembro. Recomenda-se o uso de fones de ouvido.

A iniciativa é uma parceria do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS com o Programa de Pós-Graduação de Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS) e a disciplina Práticas do Corpo em Dança, Performance e Improvisação, ministrada pela professora Suzane Weber da Silva, com colaboração do mestrando Rodrigo Sacco Teixeira.

sexta-feira, 13 a 13 de agosto de 2021 | 09h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?