Agenda | Artes Visuais

Exposição coletiva explora o universo feminino na Delphus Galeria de Arte e Molduras

Change Size Text
Exposição coletiva explora o universo feminino na Delphus Galeria de Arte e Molduras Obra de Carmen Medeiros. Foto: Delphus/Divulgação

Dez artistas visuais gaúchas envolvidas com as questões do universo feminino integram a exposição Presenças Marcantes, que será aberta na segunda-feira (4/3), na Delphus Galeria de Arte e Molduras, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrada em 8 de março. Com curadoria de Denise Giacomoni, a mostra ficará aberta à visitação do público até 30 de março.

Donas de carreiras iniciadas há anos e reconhecidas por sua produção, as artistas apresentam trabalhos com diferentes visões sobre a temática. O grupo é composto por Márcia Marostega, Miriam Postal, Márcia Rosa, Nara Fogaça, Dirce Pippi, Márcia Baroni, Rose Osório, Rejane Karam, Mirian Garcia e Carmen Medeiros. Não só Porto Alegre, mas também cidades importantes e com tradição nas artes gaúchas, como Santa Maria, Passo Fundo, Bagé e Santa Cruz do Sul, aparecem como lugares de origem das artistas da mostra.

Obra de Marcia Marostega. Foto: Delphus/Divulgação

“O tema mulher é polêmico, instigante e até mesmo proibido ou velado no contexto da história da arte – e na maioria das vezes abordado por artistas homens. Nesta exposição, é transmitido o discurso de artistas mulheres sobre as vivências femininas: o feminino visto e configurado pelo feminino”, ressalta a curadora.

Nas obras, em cores e formas, elas abordam aspectos aparentes e subjetivos da vida da mulher, como o corpo, a complexidade psicológica durante a gestação, conflitos e superações, seu papel na sociedade, a relação com a natureza e o divino, a solidão e a coragem, por exemplo.

A Delphus, inaugurada em 1974, está completando 50 anos. A galeria detém um acervo que inclui mais de 250 artistas visuais do Brasil nos estilos clássico, moderno e contemporâneo. No espaço é possível encontrar pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e reproduções nacionais e importadas.

Obra de Marcia Rosa. Foto: Delphus/Divulgação

Serviço

Exposição Presenças Marcantes
Na Delphus Galeria de Arte e Molduras, Rua Cristóvão Colombo, 1501, bairro Floresta
Período: de 4 a 30 de março
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 12h
Entrada gratuita

segunda-feira, 04 a 30 de março de 2024

Delphus Galeria de Arte e Molduras (rua Cristóvão Colombo, 1501, bairro Floresta)

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?