Agenda | Cinema | Reportagens

Fantaspoa completa 20 anos celebrando o cinema fantástico com mais de 230 filmes

Change Size Text
Fantaspoa completa 20 anos celebrando o cinema fantástico com mais de 230 filmes "Merdas Acontecem e Milagres Também". Foto: Divulgação Fantaspoa

Considerado o maior evento de cinema de gênero fantástico da América Latina, o Fantaspoa promove sua 20ª edição entre os dias 10 e 28 de abril, levando 237 produções cinematográficas a salas de exibição de Porto Alegre. Neste ano, a programação conta com 114 longas e 123 curtas-metragens, marcando o maior número de obras já apresentadas na história do festival. 

Entre exibições comentadas, sessões musicadas, festas e masterclasses, o festival segue movimentando os cinemas da capital com uma variedade de experiências cinematográficas, desde as fronteiras do terror e da fantasia até as profundezas da imaginação humana. Neste ano, o evento ocupa quatro espaços da cidade: Cinemateca Capitólio, Casa de Cultura Mario Quintana, Instituto Ling e Cine Cult Vitória – novidade da edição. Além disso, parte da programação estará disponível online e gratuitamente na plataforma Darkflix. Confira a programação completa no final da matéria.

“O número de mais 230 filmes é um dos recordes da 20ª edição do Fantaspoa, que também atingiu a marca inédita de 41 filmes em première mundial. Isso é muito gratificante pois comprova a posição consolidada do Fantaspoa como uma das principais janelas de exibição mundiais de filmes do gênero fantástico”, comenta João Pedro Teixeira, diretor e curador do festival. 

Cartaz da 20ª edição. Ilustração: Elizabeth Schuch

No ano passado, o Fantaspoa recebeu um importante reconhecimento quando foi apontado pela revista MovieMaker – publicação de renome entre profissionais do audiovisual internacional – como um dos 50 festivais em todo o mundo para os quais “vale a pena pagar a inscrição”, nas palavras do periódico. Na última edição, mais de 12 mil espectadores participaram das atividades presenciais da programação, que incluiu 172 filmes.

Entre as mais de mil inscrições, os filmes selecionados para integrarem o festival foram divididos em seis categorias competitivas: Internacional, Ibero-Americana, Nacional, Documentário, Animação e Low Budget, Great Films. Segundo Teixeira, a seleção é sempre baseada na qualidade, diversidade e originalidade das produções. “Buscamos sempre obras que representam diferentes cinematografias, seja em termos geográficos – esse ano temos 54 países representados – ou na forma como o filme trabalha a linguagem. Podemos dizer que o festival já tem uma linha curatorial definida”, conta.

“Sentimos que é uma ocasião para celebrarmos muito, pois nunca antes na história de Porto Alegre um festival de cinema tinha alcançado tamanha longevidade. É uma excelente oportunidade não só para o público em geral, mas principalmente para os envolvidos com o audiovisual local. Contamos que essa edição seja memorável para todos que a acompanharem”, completa o curador.

“As Formas Complexas”. Foto: Divulgação Fantaspoa

Combinando filmes clássicos com performances musicais ao vivo, as sessões musicadas deram início ao festival em cerimônia de abertura no dia 10 de abril, marcada por duas exibições do centenário filme As Mãos de Orlac (1924), de Robert Wiene, com trilha sonora ao vivo apresentada pela dupla pós-punk Ron Selistre e Francisca Braga.

Em homenagem ao centenário do épico de Fritz Lang, Os Nibelungos, que serve de inspiração para o cartaz da edição, o Fantaspoa vai realizar duas sessões especiais nos dias 16 e 17 de abril, com performances do guitarrista Carlos Ferreira e da cantora Rita Zart, além dos músicos argentinos Mariano Poc e Germán Suane.

Ao longo da programação, serão realizadas cerca de 60 sessões comentadas com mais de 100 convidados de diversos países, que estarão presentes para apresentar suas obras e conversar com o público. 

Entre os destaques, o Cine Cult Vitória vai receber uma exibição especial do recente sucesso do cinema argentino O Mal que nos Habita (2023), com a presença do diretor Demian Rugna, proporcionando aos espectadores uma oportunidade de interagir com o realizador. O cineasta também vai participar da atividade Meu Filme Favorito no Instituto Ling, onde apresentará o clássico do gore Fome Animal (1992), de Peter Jackson, no dia 26 de abril. 

“O Mal que Nos Habita”. Foto: Divulgação Fantaspoa

No dia 19 de abril, também no Ling, será a vez do aclamado diretor estadunidense Boaz Yakin apresentar sua escolha de filme favorito, a animação Heavy Traffic (1973), de Ralph Bakshi, seguida por uma conversa interativa com o público.

Já o thriller sobrenatural canadense A Ilha Entre as Marés (2024) fará sua estreia na América Latina no Fantaspoa, e contará com a presença dos diretores Austin Andrews e Andrew Holmes, que vão comentar o processo de criação da produção, em sessão na Cinemateca Capitólio, no dia 13 de abril. 

Em sessão no Ling no dia 24, o clássico do folk horror britânico O Homem de Palha (1973) contará com a presença dos filhos do diretor, Robin, Justin e Dominic Hardy. Os irmãos também estarão presentes na première mundial do documentário Filhos do Homem de Palha (2024), que apresenta a natureza complexa da produção original e da paternidade. A sessão comentada será no Cine Cult Victória, no dia 28.  

“O Homem de Palha”. Foto: Divulgação Fantaspoa

Uma das atrações mais esperadas do festival, o Madrugadão Fantaspoa retorna com uma noite repleta de mistério, horror e ação, em evento que exibirá quatro filmes seguidos, no dia 20 de abril, a partir das 23h, na Cinemateca Capitólio. 

“Essas atividades, que já estão consolidadas no festival, amplificam a experiência do que é o Fantaspoa e o tornam ainda mais interativo com o público. O Madrugadão é uma maratona de filmes durante a noite toda, com uma seleção especialmente assustadora, emocionante, chocante e cheia de adrenalina, nos moldes dos Midnight Movies dos eventos de fora”, comenta o curador.

A maratona contará com a presença dos diretores Alec Bonk, do filme Blind Cop 2 (2023), e Máncel Martínez, de Merdas Acontecem e Milagres Também (2024), que apresentarão suas obras ao público. Ainda serão exibidos O Retorno da Mulher da Garganta Cortada (2024), de Yu Nakamoto, e Satranic Panic (2023), de Alice Maio Mackay.

Nos intervalos entre as sessões do Madrugadão, a Cinemateca terá espetáculos burlescos para não deixar ninguém dormir. Além disso, o FantasBar, localizado no segundo andar do Capitólio, estará aberto a noite inteira servindo café, chopp e comidas.

“Mais Uma Vez (Pela Primeira Vez)”. Foto: Divulgação Fantaspoa

Também clássicas da programação, o festival vai promover três festas para embalar o público e seus participantes. Abrindo as portas da 20ª edição, no dia 12 de abril, a festa Fantaspoa – Mucha Lucha – Toda La Noche! vai ocupar o Cortex, com DJs e performance de membros da EWF Luta Livre em um ringue montado no meio da pista.

No dia 27, a atração será a bordo do barco Cisne Branco para mais uma catártica festa à fantasia. Toda La Noche En El Barco terá mais de quatro horas de aventuras pelas águas do Guaíba com discotecagem de membros do festival e cineastas convidados. A festa será precedida por um aquece com desfile e concurso de fantasias no Instituto Ling, aberto ao público e com entrada franca.

As celebrações dos vinte anos de Fantaspoa se encerraram de forma épica no dia 28 de abril, em festa no Opinião com shows da banda argentina Pasco 637 – do diretor Demian Rugna – e inédita reunião do grupo porto-alegrense Damn Laser Vampires em única apresentação aguardada há mais de 10 anos pelos fãs.

“Estranho Caminho”. Foto: Divulgação Fantaspoa

O Fantaspoa ainda contará com quatro masterclasses com profissionais renomados do cinema nacional e internacional. As aulas acontecerão no Instituto Ling, com entrada gratuita mediante inscrição. 

Programação completa

10 de abril – Quarta-feira

18h – As Mãos de Orlac – Sessão Musicada com Ron Selistre (guitarra) e Francisca Braga (serrote) – Instituto Ling
20h30 – As Mãos de OrlacSessão Musicada com Ron Selistre (guitarra) e Francisca Braga (serrote) – Instituto Ling

11 de abril – Quinta-feira

13h – Os Inquilinos – Cinemateca Capitólio
14h – Calor Brutal – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – Rainha dos Ossos – Cinemateca Capitólio
15h30 – Pandemonium – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – M – Cinemateca Capitólio
17h – O Homem dos Narizes – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h – Sessão de Curtas 1 – Cine Cult Vitória
17h30 – Baby Assassins 2 Babies – Sala Paulo Amorim – CCMQ
18h15 – BarkSessão Comentada com o diretor Marc Schölermann – Cinemateca Capitólio
19h30 – ChuzalongoSessão Comentada com o diretor Diego Ortuño – Sala Paulo Amorim – CCMQ
19h30 – O Sonho de Clarice – Cine Cult Vitória
20h30 – InspirandoSessão Comentada com o diretor Jaco Bouwer e com o produtor e diretor de fotografia Jorrie Van Der Walt – Cinemateca Capitólio

12 de abril – Sexta-feira

13h – Encontros – Cinemateca Capitólio
14h – Wake – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – Mastergame – Cinemateca Capitólio
15h30 – Os Olhos de Minha Mãe – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – Cat Call – Cinemateca Capitólio
17h – A Espera – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h – Sessão de Curtas 2 – Cine Cult Vitória
17h30 – A Luta Invisí­vel – Sala Paulo Amorim – CCMQ
18h15 – Fracasso! Sessão Comentada com o diretor Alex Kahuam e o ator John Paul Medrano – Cinemateca Capitólio
19h – Festa Fantaspoa Mucha Lucha Toda La Noche Córtex (rua Álvaro Chaves, 12 – Floresta). Ingressos na Sympla.
19h30 – Biônica Sessão Comentada com o diretor Sebastian Perillo – Sala Paulo Amorim – CCMQ
19h30 – Dublê de NamoradoSessão Comentada com o diretor Christopher Faust e o ator e produtor Gustavo Piaskoski – Cine Cult Vitória
20h30 – As Coisas Serão DiferentesSessão Comentada com o diretor Michael Felker – Cinemateca Capitólio

13 de abril – Sábado

13h – Bark – Cinemateca Capitólio
14h – Biônica – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – Os Inquilinos – Cinemateca Capitólio
15h30 – Chuzalongo – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – Visitantes – Edição Completa – Sessão Comentada com o diretor Kenichi Ugana e com o ator Keisuke Nomura – Cinemateca Capitólio
17h – A Mulher Adormecida – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h – Sessão de Curtas 3 – Cine Cult Vitória
17h30 – O Assassino Da Floresta – Sala Paulo Amorim – CCMQ
18h15 – A Ilha Entre as MarésSessão Comentada com os diretores Austin Andrews e Andrew Holmes e a produtora Morgana Wyllie – Cinemateca Capitólio
19h30 – AtmosferaSessão Comentada com o diretor Paulo Caldas – Cine Cult Vitória
19h30 – A Sombra do TubarãoSessão Comentada com o diretor Gonzalo López-Gallego – Sala Paulo Amorim – CCMQ
20h – Dois Minutos Além do InfinitoSessão Comentada com o diretor Junta Yamaguchi – Instituto Ling
20h30 – Um Banquete de HalloweenSessão Comentada com o diretor Guile Branco – Cinemateca Capitólio

14 de abril – Domingo

13h – M – Cinemateca Capitólio
14h – Calor Brutal – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – Com Amor e um Órgão Essencial – Cinemateca Capitólio
15h – The Weird Kidz – Cine Cult Vitória
15h30 – Pandemonium – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – Rainha dos Ossos – Cinemateca Capitólio
17h – O Funeral – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h – A Outra Forma – Cine Cult Vitória
17h30 – Wake – Sala Paulo Amorim – CCMQ
18h15 – RioSessão Comentada com o diretor Junta Yamaguchi – Cinemateca Capitólio
19h30 – O Sapo-BoiSessão Comentada com o diretor Augusto Sinay e equipe – Sala Paulo Amorim – CCMQ
19h30 – Sessão de Curtas 4 – Sessão Comentada com os cineastas Bruno Serra Acosta, Gustavo Boesing, Henrique Guimarães, Aline Gutierres, Nícolas Lobato, Matheus Marchetti e Rodrigo Scheid – Cine Cult Vitória
20h30 – Pinkcityh – Uma Meditação PsicodélicaSessão Comentada com o diretor Nick Gaglia – Cinemateca Capitólio

15 de abril – Segunda

15h – Kim’s Video – Cine Cult Vitória
17h – Enter The Clones Of Bruce – Cine Cult Vitória
19h30 – Sessão de Curtas 5 – Sessão Comentada com os cineastas Flavio Marelim Araujo, Jordana Beck, Victoria Brusco, Alexander S. Buck, Felipy Camargo, Felipe de Carolis, Luan Filippo Oldenbrock, Chris Tex e Pedro Fraga Villaça – Cine Cult Vitória

16 de abril – Terça-feira

13h – A Ilha Entre as Marés – Cinemateca Capitólio
14h – O Esquadrão Harakiri – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – Inspirando – Cinemateca Capitólio
15h30 – O Sapo-Boi – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – Rio – Cinemateca Capitólio
17h00 – A Espera – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h30 – Os Olhos de Minha Mãe – Sala Paulo Amorim – CCMQ
18h15 – O Charco – Cinemateca Capitólio
19h30 – QueratinaSessão Comentada com o diretor Miguel Azurmendi – Sala Paulo Amorim – CCMQ
20h – Os Nibelungos – A Morte De Siegfried – Sessão Musicada com Carlos Ferreira e Rita Zart – Instituto Ling
20h30 – Mais Uma Vez (Pela Primeira Vez)Sessão Comentada com o diretor Boaz Yakin – Cinemateca Capitólio

17 de abril – Quarta-feira

13h – Pinkcityh – Uma Meditação Psicodélica – Cinemateca Capitólio
14h – A Última Fagulha de Esperança – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – As Coisas Serão Diferentes – Cinemateca Capitólio
15h30 – A Sombra do Tubarão – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – Visitantes – Edição Completa – Cinemateca Capitólio
17h – A Mulher Adormecida – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h – Sessão de Curtas 6 – Cine Cult Vitória
17h30 – Sem Segredos – Sala Paulo Amorim – CCMQ
18h15 – PáriaSessão Comentada com o diretor Edson da Conceicão – Cinemateca Capitólio
19h30 – Espaço LiminarSessão Comentada com o diretor Gabriel Papaléo – Cine Cult Vitória
19h30 – Os Sentimentos de Anna – Sala Paulo Amorim – CCMQ
20h – Os Nibelungos – A Vingança De Kriemhild – Sessão Musicada com Mariano Poc e Germán Suane – Instituto Ling
20h30 – Rats!Sessão Comentada com o diretor Maxwell Nalevansky e com o compositor German Suane – Cinemateca Capitólio

18 de abril – Quinta-feira

13h – Pária – Cinemateca Capitólio
14h – O Protocolo Mutação – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – Fracasso! – Cinemateca Capitólio
15h30 – Our Father, The Devil – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – Um Banquete de Halloween – Cinemateca Capitólio
17h – O Funeral – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h – Sessão de Curtas 7 – Cine Cult Vitória
17h30 – Queratina – Sala Paulo Amorim – CCMQ
18h15 – O Charco – Cinemateca Capitólio
19h30 – 7 VidasSessão Comentada com o diretor Alejo Rébora e a produtora Daniela Gimenez – Sala Paulo Amorim – CCMQ
19h30 – A Última Casa no Topo da ColinaSessão Comentada com o diretor Julio Cesar Napoli e equipe – Cine Cult Vitória
20h30 – Self DriverSessão Comentada com o diretor Michael Pierro e o ator Nathanael Chadwick – Cinemateca Capitólio

19 de abril – Sexta-feira

13h – Rats! – Cinemateca Capitólio
14h – Oito Olhos – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – Com Amor e um Órgão Essencial – Cinemateca Capitólio
15h30 – Baby Assassins 2 Babies – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – Consumed – Cinemateca Capitólio
17h – Petróleo – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h – Sessão de Curtas 8 – Cine Cult Vitória
17h30 – Motion Pictureh Choke – Sala Paulo Amorim – CCMQ
18h15 – (Iconic)Sessão Comentada com o diretor Matthew Freihet – Cinemateca Capitólio
17h – Masterclass de atuação – Instituto Ling
19h30 – Cidade OcultaSessão Comentada com o diretor Francisco Bouzas e membros da equipe – Sala Paulo Amorim – CCMQ
19h30 – Placa-MãeSessão Comentada com o diretor Igor Bastos – Cine Cult Vitória
20h – Heavy Traffic – Meu Filme Favorito – Sessão Especial com apresentação do diretor Boaz Yakin – Instituto Ling
20h30 – Dark My LightSessão Comentada com o diretor Neal Dhand e com os produtores Neal Sampat e Sergio Uguet de Resayre – Cinemateca Capitólio

20 de abril  – Sábado 

13h – Mastergame – Cinemateca Capitólio
14h – As Formas Complexas – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – Mais Uma Vez (Pela Primeira Vez) – Cinemateca Capitólio
15h30 – A Luta Invisí­vel – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – All You Need Is Blood – Cinemateca Capitólio
17h – O Homem dos Narizes – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h – Sessão de Curtas 9 – Cine Cult Vitória
17h30 – O Esquadrão Harakiri – Sala Paulo Amorim – CCMQ
17h – Masterclass – O Que É um Assistente de Produção?
18h15 – A Game In The Woods Sessão Comentada com o produtor JJ Weber e o diretor Mike McCutchen – Cinemateca Capitólio
19h30 – AvivaSessão Comentada com o diretor Boaz Yakin – Cine Cult Vitória
19h30 – O Fantástico Caso do Golem Sessão Comentada com o diretor Nando Martínez – Sala Paulo Amorim – CCMQ
20h30 – O Velociraptor Invisí­velSessão Comentada com o diretor Mike Hermosa e equipe – Cinemateca Capitólio
23h – Madrugadão Fantaspoa (Blind Cop 2, Merdas Acontecem e Milagres Também, O Retorno da Mulher da Garganta Cortada e Satranic Panic) – Sessão Comentada com os diretores Alec Bonk (Blind Cop 2) e Máncel Martínez (Merdas Acontecem e Milagres Também) – Cinemateca Capitólio

21 de abril – Domingo 

13h – Cat Call – Cinemateca Capitólio
14h – O Protocolo Mutação – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – Dark My Light – Cinemateca Capitólio
15h30 – Cidade Oculta – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – A Game In The Woods – Cinemateca Capitólio
17h – Demigodh O Iní­cio Da Lenda – Cine Cult Vitória
17h – O FarolSessão Comentada com a diretora Ángeles Hernández – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h30 – A Última Fagulha de Esperança – Sala Paulo Amorim – CCMQ
18h15 – Faceless After Dark Sessão Comentada com o diretor Raymond Wood e com a atriz e roteirista Jenna Kanell – Cinemateca Capitólio
19h30 – Albert Pyun – Rei dos Filmes Cult – Cine Cult Vitória
19h30 – Os ArrebentoSessão Comentada com o ator Mario Mayo e o produtor Jaime Arnaiz – Sala Paulo Amorim – CCMQ
20h30 – PuddysticksSessão Comentada com a diretora e atriz Megan Seely e com o compositor Bryan Scary – Cinemateca Capitólio

22 de abril – Segunda-feira

15h – Outro Filme Maldito – Cine Cult Vitória
17h – Mais Pesado É o Céu – Cine Cult Vitória
19h30 – Sessão de Curtas 10 – Sessão Comentada com os cineastas Daniel M. Caneiro, Joe D’Ovidio, Isaya Evans, Yichien Lee, Alvaro Rozas Leiva, Mario Santino Marin, Laura Medeiros e Fernando Sanches – Cine Cult Vitória

23 de abril – Terça-feira

13h – O Velociraptor Invisí­vel – Cinemateca Capitólio
14h – 7 Vidas – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – Faceless After Dark – Cinemateca Capitólio
15h30 – O Fantástico Caso do Golem – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – Puddysticks – Cinemateca Capitólio
17h – Petróleo – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h30 – Motion Pictureh Choke – Sala Paulo Amorim – CCMQ
18h15 – A Sí­ndrome do Verão Interminável – Cinemateca Capitólio
19h30 – DomoSessão Comentada com o diretor Tayo Cortés – Sala Paulo Amorim – CCMQ
20h30 – Júpiter Sessão Comentada com o diretor Benjamin Pfohl e o diretor de fotografia Tim Kuhn – Cinemateca Capitólio

24 de abril – Quarta-feira

13h – Azrael – Cinemateca Capitólio
14h – O Assassino da Floresta – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – A Sí­ndrome do Verão Interminável – Cinemateca Capitólio
15h30 – O Hiperbóreo – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – Self Driver – Cinemateca Capitólio
17h – Cogumelos – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h – Sessão de Curtas 11 – Cine Cult Vitória
17h30 – Os Arrebento – Sala Paulo Amorim – CCMQ
18h15 – BaSessão Comentada com o diretor Benjamin Wong – Cinemateca Capitólio
19h30 – DesmemóriasSessão Comentada com o diretor Armando Fonseca – Cine Cult Vitória
19h30 – DeviantSessão Comentada com o diretor Daniel M. Caneiro – Sala Paulo Amorim – CCMQ
20h – O Homem de PalhaSessão Comentada com Justin Hardy e Dominic Hardy – Instituto Ling
20h30 – Mami WataSessão Comentada com a diretora de fotografia Lílis Soares – Cinemateca Capitólio

25 de abril – Quinta-feira

13h – Júpiter – Cinemateca Capitólio
14h – As Formas Complexas – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – Mami Wata – Cinemateca Capitólio
15h30 – Domo – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – Ba – Cinemateca Capitólio
17h – Haunted Ulster Live – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h – Sessão de Curtas 12 – Cine Cult Vitória
17h30 – A Casa de Vidro – Sala Paulo Amorim – CCMQ
17h – Masterclass de Colorização – Instituto Ling
18h15 – Matéria EscuraSessão Comentada com o diretor Karim Lakzadeh e com o produtor Arash Jooyandeh – Cinemateca Capitólio
19h30 – Em Algum Lugar Silencioso – Sala Paulo Amorim – CCMQ
19h30 – Eu, Nirvana Sessão Comentada com o diretor Roger Elarrat – Cine Cult Vitória
20h30 – Filha do SolSessão Comentada com o diretor Ryan Ward e com a produtora Mackenzie Leigh – Cinemateca Capitólio

26 de abril – Sexta-feira

13h – Matéria Escura – Cinemateca Capitólio
14h – Deviant – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – All You Need Is Blood – Cinemateca Capitólio
15h30 – Sem Segredos – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – (Iconic) – Cinemateca Capitólio
17h – O Farol – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h – Jorge e Alberto Contra os Demônios NeoliberaisSessão Comentada com os diretores Gonzalo Quintana e Hernán Quintana – Cine Cult Vitória
17h30 – Our Father, The Devil – Sala Paulo Amorim – CCMQ
17h – Masterclass – Sendo Um Influencer Digital – Instituto Ling
18h15 – O DesconvidadoSessão Comentada com o diretor Devin Lawrence e membros da equipe – Cinemateca Capitólio
19h30 – Estranho CaminhoSessão Comentada com o diretor Guto Parente – Cine Cult Vitória
19h30 – Marisa e GomosoSessão Comentada com o diretor Pablo Parés – Sala Paulo Amorim – CCMQ
20h – Fome Animal – Meu Filme Favorito – Sessão Especial com apresentação do cineasta Demian Rugna – Instituto Ling
20h30 – Escuta Bem Sessão Comentada com o diretor Ryan Barton-Grimley – Cinemateca Capitólio

27 de abril – Sábado 

13h – Filha do Sol – Cinemateca Capitólio
14h – Marisa e Gomoso – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – Consumed – Cinemateca Capitólio
15h30 – A Casa de Vidro – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – O Desconvidado – Cinemateca Capitólio
17h – Cogumelos – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h – O Mal que Nos Habita Cerimônia de Premiação e Sessão comentada com o diretor Demian Rugna – Cine Cult Vitória
17h30 – O Hiperbóreo – Sala Paulo Amorim – CCMQ
18h15 – The G Sessão Comentada com o diretor Karl R. Hearne – Cinemateca Capitólio
19h – Desfile de Fantasias – Instituto Ling – Entrada gratuita
19h30 – Deixe que a Lua Seja a Minha LuaSessão Comentada com o diretor A.D. Calvo – Cine Cult Vitória
19h30 – Jeit Sessão Comentada com os diretores Carlos Ángel Luppi e Daniel Schäfer – Sala Paulo Amorim – CCMQ
20h30 – Azrael – Cinemateca Capitólio
23h – Festa Fantaspoa Toda La Noche En El Barco – Cisne Branco. Ingressos em breve.

28 de abril – Domingo

13h – Escuta Bem – Cinemateca Capitólio
14h – Jeit – Sala Paulo Amorim – CCMQ
14h45 – Encontros – Cinemateca Capitólio
15h – Sessão de Curtas 13 – Cine Cult Vitória
15h30 – Em Algum Lugar Silencioso – Sala Paulo Amorim – CCMQ
16h30 – The G – Cinemateca Capitólio
17h – Filhos do Homem de PalhaSessão Comentada com os diretores Justin Hardy, Dominic Hardy e Chris Nunn – Cine Cult Vitória
17h – Haunted Ulster Live – Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
17h30 – Oito Olhos – Sala Paulo Amorim – CCMQ
18h15 – Trenque LauquenSessão Comentada com a atriz Juliana Muras – Cinemateca Capitólio
19h30 – Os Sentimentos de Anna – Sala Paulo Amorim – CCMQ
19h30 – Sessão de Curtas 14 – Cine Cult Vitória
20h – Festa de Encerramento – Bar Opinião

Salas de exibição e ingressos

Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico)
Ingressos: antecipados para todas as sessões do festival a partir de 9 de abril
Valores: sessões das 13h e 14h45: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), todos os dias. sessões das 16h30, 18h15 e 20h30: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada), todos os dias. Madrugadão Fantaspoa: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada). Vendas na bilheteria do cinema, somente em dinheiro. 

Cine Cult Victoria (av. Borges de Medeiros, 445 – Centro Histórico)
Ingressos: antecipados para todas as sessões do festival a partir de 9 de abril
Valores: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia-entrada), para todas as sessões. Vendas na bilheteria do cinema, em dinheiro ou cartão.

Instituto Ling (rua João Caetano, 440 – Três Figueiras)
Ingressos: antecipados para todas as sessões à venda no site Eventbrite
Valores: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada) para as sessões de exibição. 

Sala Paulo Amorim e Eduardo Hirtz – Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)
Ingressos: disponíveis para todas as sessões do respectivo dia, sem possibilidade de comprar ingressos para sessões de data futura. A bilheteria abre a partir das 14h.
Valores: terça, quarta e quinta-feira: R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia-entrada) – para estudantes e maiores de 60 anos, clientes Banrisul pagando com o cartão do banco. Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 16  (inteira) e R$ 8 (meia-entrada).

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

quarta-feira, 10 a 28 de abril de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?