Agenda | Festa

Fantaspoa inicia com festa à fantasia e sessão de filme musicada

Change Size Text
Fantaspoa inicia com festa à fantasia e sessão de filme musicada Cartaz. Foto: Divulgação

Nesta sexta (9/4), às 21h, a tradicional festa Fantaspoa Toda La Noche abre a primeira noite do festival de forma gratuita – e segura. O evento será à fantasia (com direito à concurso e premiação) e conduzida pelos produtores do festival, JP Fleck e Nicolas Tonsho.

A trilha sonora será composta de muito rock, soundtracks e indie rock sob o comando dos DJs Carlinhos Carneiro, Roger Lerina, Arlise Cardoso, DJ Mely, Thales Speroni e DJoão.

Para participar é simples, baixe o aplicativo ZOOM no seu computador ou celular. Prepare a fantasia, o cenário, o drink e ligue sua câmera (se quiser). O evento deve terminar às 3h da manhã de sábado.

A programação também conta com a sessão musicada do filme A Morte Cansada, de 1921. Trata-se de um longa dirigido pelo cultuado diretor alemão Fritz Lang, rodado seis anos antes de sua obra-prima Metrópoles. A produção inspirou grandes diretores, como Ingmar Bergman, Luiz Buñuel, Alfred Hitchcock e Mario Bava.

Será disponibilizado no site dois links: em um, será possível assistir ao filme A Morte Cansada com a trilha sonora gravada ao vivo pela banda Quarto Sensorial no estúdio Sangha; e no outro constará o registro filmado da execução da trilha sonora pelo grupo. Dessa forma, é possível visualizar simultaneamente os dois vídeos, numa simulação das sessões musicadas presenciais.

Na trama, em um vilarejo europeu do século XIX, a Morte leva um jovem justo quando este estava prestes a se casar. Sua noiva, aos prantos, suplica que devolva a vida do seu amor. A Morte decide dar uma chance à jovem desesperada, prometendo devolver a vida do noivo se ela conseguir evitar a morte de uma das três vidas prestes a perecer. Lang mostra, então, a história das três luzes; na exótica Pérsia, na Veneza Renascentista, e na China Imperial. Três tentativas de esperança. Três conflitos entre o amor e a morte.

Desde 2013, o Fantaspoa realiza sessões musicadas. Outrora no Instituto Goethe de Porto Alegre e na Cinemateca Capitólio, a pandemia impôs uma exibição em ambiente online, num formato diferente do presencial.

A décima sétima edição do Fantaspoa acontece durante os dias 9 e 18 de abril no formato online e gratuito através da nova plataforma de streaming Würlak. O evento exibirá mais de 160 filmes (entre curtas e longas-metragens) provenientes de 40 países diferentes.

sexta-feira, 09 de abril de 2024 | 21h00 - 03h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?