Agenda | Música

Festival Arte como Respiro – Edição Música apresenta 15 pocket shows

Change Size Text
Festival Arte como Respiro – Edição Música apresenta 15 pocket shows Raissa Fayet. Foto: Carolina Bassani/Divulgação

De 11 a 15 de novembro, sempre às 20h, a programação do Festival Arte Como Respiro exibe o quinto recorte de apresentações dos trabalhos selecionados na edição Música.

Durante cinco dias, o site do Itaú Cultural transmite apresentações pré-gravadas, em formato pocket show, de 15 artistas contemplados na categoria Autoral do edital. São projetos da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, nos quais são apresentadas composições autorais, com ritmos que abrangem desde gêneros regionais e música popular brasileira até o jazz e o reggae.

Os vídeos ficam disponíveis por 24 horas.

O primeiro bloco da programação tem inicia na quarta (11/11), com o músico baiano, Cassio Nobre. Ele apresenta Machete Solo, show que experimenta as sonoridades, formatos e a aura misteriosa da viola machete, instrumento ancestral da cultura popular e do samba de roda do Recôncavo Baiano. Em suas composições, o artista traz a linguagem da viola brasileira tradicional para o universo instrumental, popular e contemporâneo.

Na quinta (12/11), o grupo paulista Mustache e os Apaches apresenta para o público um show que reúne folk, jazz, gypsy, blues e ritmos brasileiros. Em seguida, o os baianos do Maglore tocam suas músicas Todas as Bandeiras, Dança Diferente e Calma. No mesmo dia, o grupo paranaense A Gloriosa Máquina de Grooves navega pelo soul, hip hop e funk, para apresentar suas canções Quero te encontrar, Você eQuanto Vale o Peso.

A mistura de música popular brasileira, jazz e o reggae marca a programação da sexta (13/11), às 20h. Filha do compositor Itamar Assumpção, a cantora Anelis Assumpção apresenta três músicas autorais de afrobeat e grooves brasileiros. Acompanhada de Alzira E e Jerry Espíndola, a cantora mostra para o público Saudade, O tempo e Tem Dia.

No sábado (14/11), a série de apresentações tem início com o compositor brasiliense Rubi. Em performance solo, com voz e violão, ele mostra para o público suasmúsicas Hemisfério, Senhora dos Descalços e Respira. Em seguida, também em voz e violão, o músico gaúcho Filipe Catto canta e toca Saga, Lua deserta e Torrente.

A programação do domingo (15/11), começa com o multi-instrumentista paraense Manoel Cordeiro, que apresenta um repertório que junta os ritmos da lambada e da música brega. Depois, o compositor pernambucano Mestre Assis Calixto navega pelas culturas indígena e negra, através do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, em um retrato da poesia do sertão e do regionalismo nordestino. Para fechar a programação, o cantor e compositor mineiro Sérgio Santos apresenta suas canções da música popular brasileira Nossa Cor, Voz e Violão e Saíra.

Filipe Catto. Foto: Lorena Dini/Divulgação

quarta-feira, 11 a 15 de novembro de 2020 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?