Agenda | Cinema

Festival de Cinema Brasileiro Fantástico realiza primeira edição online

Change Size Text
Festival de Cinema Brasileiro Fantástico realiza primeira edição online Cartaz. Foto: Divulgação

Horror, ficção científica e fantasia. O real maravilhoso, o estranho, o absurdo e o afrofuturismo. Gêneros e subgêneros do cinema fantástico estão contemplados no 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online, entre os dias 12 e 18 de maio. O evento é gratuito e vai exibir longas e curtas-metragens divididos em três mostras: Retrospectiva, Realizadores Fluminenses e Inéditos do Brasil. Além disso, a programação conta com lives, sessões comentadas e uma masterclass. 

Amantes ou curiosos sobre o tema poderão assistir a 41 produções brasileiras e, durante o festival, estarão disponíveis oito longas e 32 curtas. Com exceção do filme Sol Alegria que, em exibição especial, ficará disponível por 24 horas. Inédito nos cinemas brasileiros, o longa de Tavinho Teixeira, fala de um futuro distópico no qual uma família viaja pelo Brasil, sobrevivendo a uma ditadura governista. Entre os nomes do elenco, está o cantor Ney Matogrosso no papel de um toureiro.

Ao todo serão três mostras: Retrospectiva, com oito longas e dez curtas-metragens realizados entre 2013 e 2020; Realizadores Fluminenses, com nove curtas produzidos entre 2018 e 2021 de profissionais nascidos ou residentes no estado do Rio; e Inéditos do Brasil, com 14 curtas-metragens finalizados entre 2018 e 2021 de cidades como Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Salvador, Cordisburgo e Manaus.

Entre os filmes inéditos no circuito comercial estão os longas Sol Alegria, de Tavinho Teixeira, e Skull – A Máscara de Anhangá, de Armando Fonseca e Kapel Furman. Um dos destaques de curta-metragem é O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli, vencedor do Prêmio do Público do Panorama Carioca na edição especial de 30 anos do Curta Cinema.

Para assistir aos filmes, basta acessar a plataforma Wurlak ou acessar o site do festival. É necessário um breve cadastro com nome, e-mail e senha para o login.

Programação 

Serão promovidos oito debates online entre os dias 12 e 18 de maio, às 19h, com convidados especiais. Já a Mostra Retrospectiva terá cinco sessões comentadas por especialistas, a partir de vídeos publicados no IGTV do Instagram durante o festival. São eles:

13/05Histórias que Só Existem Quando Lembradas, de Julia Murat, Brasil, Argentina, França, 90′, 2012, 10 anos – Sessão comentada por Fabrício Basílio

14/03 Chico, dos Irmãos Carvalho, Rio de Janeiro (RJ), 2016 – Sessão comentada por Waldson Souza

15/05Sol Alegria, de Tavinho Teixeira, João Pessoa (PB), 90’, 2018 – Sessão comentada por Arthur Lins

16/05 O Desejo do Morto, de Ramon Porto Mota, Campina Grande (PB), 33’, 2013, 16 anos – Sessão comentada por Beatriz Saldanha

17/05Morto Não Fala, de Dennison Ramalho, Porto Alegre (RS), 110’, 2019, 16 anos – Sessão comentada por Gurcius Gewdner

A masterclass com Fabrício Basílio será dia 18 de maio, às 16h, com o tema Entre horrores e maravilhas: duas tendências do cinema brasileiro fantástico contemporâneo. Ele é graduado em Comunicação e Audiovisual e tem Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Fabrício vai abordar o tema sob a perspectiva do cinema brasileiro fantástico contemporâneo a partir de dois eixos temáticos: horrores do Brasil e maravilhoso e cotidiano. Não é preciso se inscrever antecipadamente, só acessar este link

quarta-feira, 12 de abril de 2024

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?