Agenda | Cinema

Festival POADOC realiza primeira edição

Change Size Text
Festival POADOC realiza primeira edição "Antes de Lembrar". Foto: Isidoro Guggiana/Divulgação

De 14 a 18 de outubro acontece pela internet a primeira edição do POADOCFestival de Documentários de Porto Alegre. O evento exibirá gratuitamente uma seleção de doze documentários gaúchos, produzidos entre 2000 e 2020.

A programação inclui longas e curtas aclamados por público e crítica e filmes escolares com temas ligados à representatividade. O evento – primeiro do gênero realizado na Capital gaúcha – também apresentará lives com os realizadores. A programação poderá ser assistida no site poadoc.com.br.

A mostra é dividida em quatro programas que ficarão disponíveis por 24 horas, a partir das 20h até às 20h do dia seguinte. No mesmo horário serão transmitidos os debates virtuais. Cada programa inclui um longa, um curta e um filme escolar.

Os filmes de abertura, exibidos de 14 a 15 de outubro, são Mokoi Tekoá Petei Jeguatá – Duas Aldeias, uma Caminhada (2008), de Germano Benites, Ariel Ortega e Jorge Morinico, Antes de Lembrar (2018), de Vinícius Lopes e Luciana Mazeto, e Massacre dos Porongos (2017), produção escolar coletiva.

Morro do Céu (2009), de Gustavo Spolidoro, A Invenção da infância (2000), de Liliana Sulzbach, e Contigo Ninguém Acaba (2018), produzido por estudantes, serão exibidos de 15 a 16 de outubro.

Cidades Fantasmas (2017), de Tyrell Spencer, O Céu da Pandemia (2020), de Marina Kerber e o coletivo Dona Bugra, a Periferia Grita (2018) passam de 16 a 17. Por fim, O Caso do Homem Errado (2017), de Camila de Moraes, Construção (2020), de Leonardo da Rosa, e o escolar Respeito às Diferenças (2017) são os títulos dos dias 17 e 18 de outubro.

— A curadoria teve como foco mostrar a diversidade de olhares. É por isso também que os debates juntam todos os realizadores, sem diferenciar longas, curtas e filmes escolares — explica a cineasta Thais Fernandes, que integra o grupo de idealizadores do festival.

— A ideia é fomentar um debate horizontal desde a nossa primeira edição — conclui.

Também fazem parte da organização do evento: Livia Pasqual, Natasha Ferla, Juliana Costa, Henrique Lahude e Jonatas Rubert. O financiamento é do edital da Secretaria de Estado da Cultura, FAC Digital.

Serviço

POADOC – poadoc.com.br

De 14 a 18 de outubro

Títulos disponíveis por 24 horas (das 20h às 20h do dia seguinte)

Cartaz. Foto: Divulgação

quarta-feira, 14 a 18 de outubro de 2020

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?