Agenda | Literatura | Música

Filipe Catto no Casa Virtual Especial Caio Fernando Abreu

Change Size Text
Filipe Catto no Casa Virtual Especial Caio Fernando Abreu Foto: Lorena Dini/Divulgação

A Casa de Cultura Mario Quintana vem desenvolvendo mais uma ação afirmativa, efetivada com a denominação de espaços do equipamento cultural que passam a homenagear personalidades negras, mulheres e pessoas LGBTQIA+ da cena artística brasileira, em especial sul-rio-grandense. A primeira dessas homenagens dá o nome de Caio Fernando Abreu a uma sala localizada no terceiro andar da Casa. O espaço será dedicado exclusivamente a atividades relacionadas à literatura, como oficinas e cursos de escrita, saraus e encontros literários em geral.

Para comemorar a oficialização, a CCMQ traz Filipe Catto em mais uma edição do Projeto Casa Virtual, neste sábado (31/10), às 21h. A atriz e diretora Deborah Finocchiaro, que mantém um espetáculo baseado nos textos de Caio Fernando, também participa dessa edição. Deborah conversa com Filipe e faz a leitura de um texto do escritor homenageado.

A transmissão do evento acontece no Instagram @ccmarioquintana

Outros homenageados serão Carmen Silva, Evelyn Berg Ioschpe, Lory F, Maria Dinorah, Maria Lídia Magliani, Odilon Lopes, Vania Toledo e Vera Karam.

— Para além da visibilidade a nomes, tantas vezes lateralizados na história, a iniciativa se configura como possibilidade de gerar representatividade entre os diversos públicos, abrindo-se, no plano simbólico, acesso democrático aos bens culturais. Pretende-se, com isso, valorizar a diversidade humana e assegurar o reconhecimento da contribuição desses agentes culturais — detalha Diego Groisman, diretor da Casa de Cultura.

— Com a obra bastante influenciada pela literatura de Caio Fernando, Filipe Catto concebeu uma apresentação exclusiva para o Projeto Casa Virtual, marcada pela estética da solidão, tão recorrente nos textos do escritor santiaguense, como nas letras das músicas do cantor e compositor natural de Lajeado — comenta Diego.

sábado, 31 de abril de 2024 | 21h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?