Agenda | Artes Visuais | Notas

Fundação Iberê inaugura exposição “Balanço”, de Luciana Maas

Change Size Text
Fundação Iberê inaugura exposição “Balanço”, de Luciana Maas "Língua", 2011. Foto: Julia Thompson

No sábado (13/4), às 14h, a Fundação Iberê inaugura Balanço, a primeira individual da paulistana Luciana Maas em um museu, que mostra as técnicas possíveis da pintura tendo o tênis como objeto principal.

Com curadoria de José Augusto Pereira Ribeiro, a artista apresenta, pela primeira vez, as três principais séries a que se dedicou nos últimos 15 anos: os Tênis, as Lonas, e os Balanços, todas em grandes formatos e com grande liberdade nos golpes dos pincéis e nas articulações entre figura e fundo. São cerca de 20 trabalhos que permitem um mergulho completo em sua obra e no seu imaginário.

No processo de cada pintura, entram em disputa pensamentos contrários, gestos largos e mínimos, ligeiros e lentos, sujos e minuciosos, materiais distintos (a tinta a óleo, o bastão oleoso, o spray) na obsessiva atividade de colocar, espalhar, raspar e retirar tinta, de pintar, apagar, sujar e pintar de novo, de mexer e mexer em franco vaivém.

“Verde e rosa para Goya”, 2023. Foto: Ana Pigosso

A ênfase nos processos de elaboração se torna evidente no andamento do trabalho de Luciana à medida que a artista reitera a opção por pintar somente tênis por anos consecutivos, de 2010 a 2015. Depois disso, eles continuam a aparecer no trabalho, porém, intercalados já com outras ideias. Nessas obras, os calçados são quase sempre vistos de cima para baixo com uma paleta de cores restrita, reduzida ao preto, branco e amarelo, com inserções pontuais de vermelhos, verdes e azuis.

Foto: Rebeca Anafe

Serviço

Exposição Balanço, de Luciana Maas
Abertura: 13 de abril | Sábado | 14h
Visitação: até 9 de junho (domingo)
Onde: Átrio da Fundação Iberê (Avenida Padre Cacique, 2000 – Cristal)
No dia da abertura, a entrada é gratuita

sábado, 13 a 09 de junho de 2024

Fundação Iberê (Avenida Padre Cacique, 2000 – Cristal)

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?