Agenda | Música | Notas

Glau Barros lança projeto de pesquisa “Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba”

Change Size Text
Glau Barros lança projeto de pesquisa “Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba” Foto: Luis Ferreirah/Divulgação

Além de atriz e cantora, Glau Barros exibe, agora, seu lado pesquisadora com o projeto Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba, no qual realiza uma pesquisa que tem como propósito mapear e divulgar a presença de mulheres compositoras, artistas mulheres que têm no gênero samba seu fazer artístico, contribuindo de forma efetiva com o legado cultural das diferentes regiões do Rio Grande do Sul a que pertencem. 

Ao longo de cinco lives, Glau irá apresentar as cantoras, intérpretes e instrumentistas que identificou em seu estudo, oriundas das cinco cidades pesquisadas. A live de lançamento ocorre nesta quarta-feira (21/7), às 20h, com a participação das compositoras Pâmela Amaro e Guaíra Soares, como convidadas especiais. A transmissão é pelo canal Glau Barros no YouTube. As demais lives se realizam nos dias 28 de julho e 4, 11, 18 e 25 de agosto, sempre às quartas-feiras, às 20h.

Sua investigação está centrada em cinco cidades gaúchas: Gravataí, Pelotas, Uruguaiana, São Borja e Rio Grande. O projeto é viabilizado por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.

“O samba, gênero genuinamente brasileiro, é símbolo de luta e resistência da cultura diaspórica negra. Mas infelizmente sua voz, através da História, é quase que predominantemente masculina”, explica Glau Barros. “Com esse projeto procuro dar voz a estas sambistas, encontrando autoras, cantoras e instrumentistas”, detalha.

quarta-feira, 21 a 21 de julho de 2021 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?