Agenda | Teatro

Grupo 3 de Teatro comemora 15 anos com mostra online

Change Size Text
Grupo 3 de Teatro comemora 15 anos com mostra online Foto: Guto Muniz/Divulgação

Em comemoração aos 15 anos de criação do Grupo 3 de Teatro, o Itaú Cultural recebe a companhia em sua programação teatral online ao longo do mês, festejando a data em cena, virtualmente. Dividindo a tela com o público, o grupo é o convidado de toda a atividade cênica do Palco Virtual de outubro.

— Quinze anos é uma data muito simbólica. É bonito de ver o quanto a gente produziu e como fomos nos modificando — comemora Débora Falabella, fundadora do grupo ao lado do diretor artístico Gabriel Fontes Paiva e da também atriz Yara de Novaes.

A programação, pensada com um olhar voltado ao passado, presente e futuro da companhia, tem início com um recorte atual da peça Contrações, nos dias 6, 13 e 20 de outubro (terças), às 20h, no Palco Virtual, do Itaú Cultural. A releitura para o digital deste espetáculo, com texto de Mike Bartlet e direção de Grace Passô, estreado em 2013, acontece via Zoom.

A peça se passa no escritório de uma grande corporação, onde a gerente, vivida por Yara, solicita que a funcionária Emma, personagem de Débora, leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe os colaboradores de qualquer relação sentimental ou sexual com outro colega da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente libera suas diferentes facetas para manipular Emma, que, para manter o emprego, se rende e prejudica sua vida privada.

As comemorações aos 15 anos do Grupo reservam para o dia 27, última terça-feira de outubro, a exibição do registro em vídeo de Love, Love, Love, espetáculo estreado em 2017, indicado para 15 premiações e vencedor do Shell e do Questão de Crítica.

Neste texto, também do dramaturgo inglês Mike Bartlet e com direção de Eric Lenate, Débora e Yara dividem o palco com Augusto Madeira, Alexandre Ciolleti e Mateus Monteiro alternando-se na interpretação dos personagens ao longo dos diferentes períodos da trama. Em cena, uma família conta a história de sua geração, abordando criticamente o contexto político e social de uma época, descrevendo idiossincrasias e personalidades da família, além de demonstrar como as pessoas são modificadas pelo tempo em que vivem.

O grupo lança um olhar para o futuro dentro dessa programação comemorativa com a estreia da websérie Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante + Conversas com Heroínas do Mundo Real, que o Itaú Cultural exibe em cinco episódios, nos dias 16, 23 e 30 outubro e 6 e 13 de novembro (sextas-feiras), sempre às 18h.

Dirigida pelo fotógrafo, cineasta e documentarista João Wainer em parceria com a companhia e com apoio do Itaú Cultural, além de fazer uma versão online do espetáculo Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante, a série explicita os caminhos que seus artistas percorreram para fazê-la.

A peça estreou no final de 2019, em São Paulo, com texto de Silvia Gomez, direção de Paiva e com Débora e Yara no elenco. Na trama, enquanto aviões de várias partes do mundo decolam e aterrissam, a vigia do KM 23 de uma rodovia abandonada encontra, jogada no asfalto, uma garota que delira após ser violentada naquela noite estrelada.

Na versão atual, dividida em episódios de aproximadamente 30 minutos, a autora Silvia Gomez faz a apresentação da série, cuja narrativa é composta por cenas de ensaio do grupo e discussões do processo de mesa, além do espetáculo filmado em estúdio com fotografia de cinema e reminiscências teatrais. Ao final de cada episódio, uma heroína contemporânea conta sua história e fala sobre o trabalho que tem realizado para fazer de seu entorno um lugar melhor.

A atividade integra a programação do Palco Virtual e acontece na plataforma de vídeo Zoom. Os ingressos podem ser reservados por meio da Sympla no site do Itaú Cultural.

Programação

Contrações Online (2020)
6, 13 e 20 de outubro (terças-feiras), às 20h
Apresentações seguidas de bate-papo ao vivo com o grupo

Love, Love, Love
27 de outubro (terça), às 20h
Exibição seguida de bate-papo ao vivo com o grupo

Websérie Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante
16, 23, 30 outubro e 6 e 13 de novembro, às 18h

terça-feira, 06 a 27 de outubro de 2020 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?