Agenda | Artes Visuais

Instituto de Artes da UFRGS recebe exposição “Juruti – Festival das Tribos”

Change Size Text
Instituto de Artes da UFRGS recebe exposição “Juruti – Festival das Tribos” Foto: Alexandre Baena

Na sexta-feira (1/3), às 18h, na Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS, abre a exposição fotográfica Juruti – Festival das Tribos, que reúne registros visuais feitos em 2023 pelo fotógrafo e cineasta paraense Alexandre Baena de um dos maiores eventos dos povos tradicionais da Amazônia Brasileira, o Festival das Tribos Indígenas de Juruti ou Festribal. A exposição fica no Instituto de Artes da UFRGS até o dia 20 de março, com entrada franca.

As 14 telas da exposição são divididas em 7 telas da tribo Mundurukus e 7 telas da tribo Muirapinima, que disputaram o Festival de 2023. No Tribódromo, as tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo), cada uma com cerca de 800 integrantes, se enfrentam pela conquista do título. As apresentações das tribos são julgadas por uma comissão externa que atribui notas para evolução, apresentador, pajé, letra, música, entre outros itens.

Um dos objetivos da exposição é demarcar o georreferenciamento do festival dos povos originais de Juruti e  empoderar o evento em caráter nacional. Uma tela será doada pelo artista para o acervo permanente de cada espaço cultural que receber a exposição, deixando assim uma contribuição para a memória e a divulgação do festival dos povos originários.

A exposição fotográfica itinerante abriu em fevereiro em Brasília e, depois de Porto Alegre, seguirá para o Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e Belém e terminará no mês de julho em Juruti, durante as comemorações dos 30 anos do Festribal.

sexta-feira, 01 a 20 de março de 2024 | 18h00

Instituto de Artes da UFRGS (R. Sr. dos Passos, 248 - Centro Histórico)

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?