Agenda | Literatura

Jandiro Koch lança o livro “O crush de Álvares de Azevedo”

Change Size Text
Jandiro Koch lança o livro “O crush de Álvares de Azevedo” Capa. Foto: Maestra Comunicação/Divulgação

O escritor e historiador Jandiro Adriano Koch, autor de Babá, esse depravado negro que amou, lança nesta quinta (12/11), às 19h, seu novo livro, O crush de Álvares de Azevedo (Libretos, 2020, 152 páginas, R$32. Na Feira R$25).

O evento acontece na programação da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre e tem transmissão no YouTube.

Essas obras na contra-corrente das forças regressivas que atuam na história literária em uma sociedade patriarcal e escravista, que elege por cânone homens brancos heterossexuais. Jan traz questionamentos como o fato de que nem todos são homens, nem todos são brancos e, sobretudo, nem todos são heterossexuais…Apoiado em pesquisa em jornais, documentos, ensaios acadêmicos, Jandiro explica sua abordagem: 

— Fiquei inclinado a ver certa tensão afetivo-sexual no que a maioria deliberou ter sido amizade [entre o poeta Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1831-1852) e o porto-alegrense Luiz Antônio da Silva Nunes (1830-1911)], termo utilizado pelos dois para comentar o que sentiam mutuamente. Tanto me dobrei, que flertei com o termo crush — comenta Koch.

Jandiro Adriano Koch (Jan) nasceu em Estrela, interior do Rio Grande do Sul. É graduado em História pela Univates (2018) e especialista em Gênero e Sexualidade (2019). Autor de diversos livros com a temática LGBTQIA+, dois deles lançados pela Libretos: Babá, esse depravado negro que amou e O crush de Álvares de Azevedo.

Foto: Jandiro Adriano Koch/Selfie/Divulgação

quinta-feira, 12 de abril de 2024 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?