Agenda | Artes Visuais | Notas

João Arthur Lehr Moroni inaugura exposição “Nascer Duas Vezes” na Custódio Galeria

Change Size Text
João Arthur Lehr Moroni inaugura exposição “Nascer Duas Vezes” na Custódio Galeria "Ode à indústria farmacêutica" (2021-2022). Foto: Custódio Galeria/Divulgação

Com técnicas incluindo fotografias, palavras, tintas a óleo, acrílica e spray, o artista visual João Arthur Lehr Moroni, natural de Curitibanos, no planalto catarinense, realiza sua exposição individual na Custódio Galeria. A mostra inicia na sexta-feira (8/3) e terá visitação de terça-feira a sábado, até 8 de abril, com entrada gratuita. São mais de 20 obras, que compõem o projeto Nascer Duas Vezes, desenvolvido ao longo de um ano e que compreende obras criadas por mais de quatro anos.

Na exposição, o visitante é convidado a se apropriar de uma prosa, texto desenvolvido por Moroni e que será distribuído ao público. A peça é o alicerce da composição, que permeia momentos da vida e insights do autor, a partir de reflexões sobre sua própria existência e visão de mundo, representadas, imageticamente, pelas obras que compõem a mostra. “São arquivos que se relacionam com o texto, são obras que eu escolhi, sejam fotos, pinturas ou desenhos, elas ilustram o que as palavras tentam ou podem significar. Os trabalhos formam um sentido a partir do texto”, afirma.

A complexidade na mostra é um reflexo do processo vivido por Moroni, que pensa o ‘nascer de novo’ como ponto de partida para criar o projeto. Abordar o nascimento, de uma forma orgânica, da passagem de um contexto para outro, no desenvolvimento artístico, não foi uma surpresa para quem convive com João Arthur.

“Quando eu falei que esse trabalho falaria sobre nascer e também renascer, meus pais me disseram que, na verdade, sempre falei disso e, agora, só iria deixar explícito”, destaca. A mãe, Maria Luiza, ocupa um lugar de destaque no desenvolvimento criativo do artista. Ao lado de nomes como Jean-Michel Basquiat, Ailton Krenak, Jorge Luis Borges e Graciela Iturbide, ela é uma das referências de João Arthur.

O processo de se entender como uma pessoa adotada é retratado, em especial, na série Ode à Indústria Farmacêutica (2021-), em que tenta representar e ressignificar os tratamentos, psicológico e psiquiátrico, vividos durante a infância e adolescência.

Esta é a primeira mostra individual da Custódio Galeria que, desde setembro, quando foi inaugurada, traz diversos nomes, locais e de outros estados, para apresentações coletivas em Porto Alegre. Anderson Coelho, curador e fundador do espaço, foi impactado pelo trabalho de João Arthur Lehr Moroni antes mesmo de abrir a galeria.

Nascer Duas Vezes tem texto crítico assinado pela professora, doutora em Artes Visuais, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Anelise Valls. Ela é reconhecida pelo trabalho de mentoria realizado com artistas emergentes brasileiros, que residem dentro ou fora do Brasil. Para ela, o trabalho apresenta sensibilidade, a partir da temática escolhida e desenvolvida pelo autor.

Serviço

Exposição Nascer Duas Vezes, de João Arthur Moroni
Na Custódio Galeria, Rua Riachuelo – 1100, Centro Histórico – Porto Alegre
De 8 de março, a partir das 19h, até 8 de abril
Visitação de terça a sexta-feira, entre 10h e 18h, e aos sábados, entre 13h e 17h
Entrada franca

sexta-feira, 08 a 08 de abril de 2024

Custódia Galeria (R. Riachuelo - Centro Histórico, Porto Alegre - RS)

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?