Agenda | Cinema

Live aborda a perspectiva das mulheres na indústria criativa

Change Size Text
Live aborda a perspectiva das mulheres na indústria criativa Camila Groch. Foto: Pucrs/Divulgação

As mulheres brasileiras estão fazendo história no cenário audiovisual. Cada vez mais elas assumem não apenas o protagonismo das narrativas em frente às câmeras, mas também os bastidores de séries produzidas no Brasil. 

Nesta quarta (9/9), das 18h às 19h30min, no canal da PUCRS no YouTube, a Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) promove uma conversa sobre o protagonismo das mulheres na indústria criativa. As convidadas são Camila Groch e Janaína Fischer

Camila é produtora executiva de séries, filmes e conteúdo, entre eles Coisa Mais Linda (Netflix), Modo Avião (Netflix) e Cheiro do Ralo. Janaína é diretora e roteirista, atuou em Todas as Mulheres do Mundo (Globoplay), Doce de Mãe (Rede Globo) e Vida de República (Canal Futura).  

A mediação do bate-papo será feita por Aletéia Selonk, professora do curso de Produção Audiovisual da PUCRS, gerente do Tecna e produtora executiva na área Audiovisual. Para participar é preciso se inscrever neste link e aguardar as orientações de acesso.  

Em 2014, primeira vez em que se obteve dados sobre gênero no cinema brasileiro, as mulheres dirigiram apenas 10% dos filmes lançados comercialmente em salas de exibição. Segundo o último levantamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2018 as mulheres foram responsáveis pela direção de 22% dos títulos. Um aumento considerável, mas que ainda exige mais: as obras dirigidas por mulheres concentraram apenas 12% do público, ou seja, elas ainda não estão na direção dos filmes de maior bilheteria.  

Janaína Fischer. Foto: Pucrs/Divulgação

quarta-feira, 09 de junho de 2024 | 18h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?