Agenda | Literatura

Livro “Clã Mulheres que Escrevem” ganha lançamento virtual

Change Size Text
Livro “Clã Mulheres que Escrevem” ganha lançamento virtual Capa "Clã Mulheres que Escrevem”/Divulgação

Na próxima quinta-feira (27/5), às 19h, por meio de uma parceria entre o Laboratório do Texto e a Editora Bestiário, acontecerá o lançamento virtual do livro Clã Mulheres que Escrevem, fruto do coletivo homônimo, criado e coordenado pela escritora e jornalista Luciana Urbim. O evento acontecerá na plataforma do Google Meet e será aberto a todos interessados em saber mais sobre o grupo.

O Clã Mulheres que Escrevem é um projeto especial feito por e para mulheres, fruto de um trabalho iniciado em 2017, no Laboratório do Texto, com a criação de um espaço de maior liberdade e acolhimento para que as autoras do sexo feminino pudessem se desbravar na literatura e explorar seu processo criativo, sem medo e sem amarras. Sua proposta foi a de dar continuidade aos estudos de criação literária desenvolvidos nos cursos e oficinas de Escrita de Mulheres, mantendo um grupo permanente de produção.

Desde então, o coletivo já contou com diferentes formações, mas algumas participantes se mantiveram unidas, escrevendo e compartilhando suas escritas ao longo de 2020. Mesmo com o distanciamento social, este grupo de mulheres continuou se encontrando, de forma virtual, uma vez por semana, sob a coordenação e incentivo de Luciana Urbim, para escreverem de forma criativa e libertadora. São essas mulheres que integram esta antologia: seis mulheres que encontraram na escrita a expressão de sua potência criativa. Mulheres que, em sua maioria, já passaram dos quarenta, cinquenta, sessenta e ainda sonham, criam, geram. Mulheres que, sobretudo, acreditam na força da literatura, na importância de abandonar gavetas e silêncios, se fazendo vistas, ouvidas e lidas. São elas: Denise Flores, Gabriela Guaragna, Letícia Borges, Lidia Klingelfus, Maria Cristina Padilha Leitzke e Roselena Colombo.

Para compor a capa do livro foi especialmente criada uma colagem digital sobre a fotografia da escultora francesa Camille Claudel, tendo em vista que sua vida e obra foi uma referência importante no processo de criação de alguns dos textos que compõem a publicação. Camille se fez presente como uma forma de resgate da história de artistas e tantas outras mulheres silenciadas e invisibilizadas como ela, o que acabou ecoando nas escritas das autoras que buscam o protagonismo feminino em suas narrativas.

quinta-feira, 27 a 27 de maio de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?