Agenda, Educação, Literatura

Luís Augusto Fischer analisa contos de Borges em aula gratuita de literatura

Change Size Text
Luís Augusto Fischer analisa contos de Borges em aula gratuita de literatura Foto: Gabriele Didone/Divisão de Fotografia/Agência ALRS/Divulgação

Em sua segunda edição virtual deste ano, o Clube de Leitura do Instituto Ling convida o professor, escritor e crítico literário Luís Augusto Fischer para falar sobre a obra de um dos principais nomes da literatura argentina, o autor Jorge Luis Borges (1899-1986). Na aula online desta terça-feira (22/6), às 19h, Fischer analisará o livro Ficções, uma coletânea de contos publicados por Borges nos anos 40, que acarretou o reconhecimento universal do autor. 

O encontro virtual é gratuito e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling. Para receber o link direto da atividade, lembretes e o material preparatório, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site.

Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo foi escritor, poeta, tradutor e crítico literário. Começou a publicar seus poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas em 1921. Em 1955, foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina e passou a dar aulas de literatura na Universidade de Buenos Aires. Em 1961, se sobressaiu no cenário literário internacional ao receber o Prêmio Formentor de las Letras Internacional, compartilhado com o dramaturgo Samuel Beckett. Além de Ficções, que é considerada pela crítica especializada uma das obras-primas da literatura latino-americana do século XX, tem entre suas publicações mais famosas O Aleph, de 1949. Ambas são coletâneas de histórias curtas interligadas por temas comuns: sonhos, labirintos, bibliotecas, escritores fictícios, livros fictícios, religião e Deus.

Luís Augusto Fischer é professor titular de literatura brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduado em Letras, com mestrado e doutorado na mesma área, todos os títulos obtidos a partir da UFRGS. Fez estágio de pós-doutorado na Sorbonne, Paris VI. É autor de vários livros, entre os quais Machado e Borges, de 2008. É também crítico literário e desenvolve pesquisas na área de história da literatura brasileira e americana.

O Clube de Leitura é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa. O projeto, que está em seu quarto ano de atividades, já recebeu grandes teóricos da literatura ministrando encontros dedicados a leitura e discussão de romances referencias. A primeira edição de 2021 contou com a professora e escritora Jane Tutikian analisando o romance épico Um Dia Chegarei a Sagres, de Nélida Piñon, em evento com participação da própria autora. A aula está disponível no canal do YouTube do Instituto Ling.

terça-feira, 22 a 22 de junho de 2021 | 19h00

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito