Agenda | Artes Visuais | Notas

MACRS apresenta exposição que aproxima as crianças da arte

Change Size Text
MACRS apresenta exposição que aproxima as crianças da arte Tartaruga, Lia Menna Barreto, 1959 - Foto: Fotografia VivaFoto

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), apresenta na quinta-feira (29/2), a partir das 18h, a exposição Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS. A mostra tem curadoria de Mariana Prette e assistência de Isadora Heimig, e estará em cartaz na Galeria Augusto Meyer, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A exposição estará aberta para visitação até o dia 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, com entrada gratuita

Foram selecionadas 13 obras de 12 artistas renomados, como Carlos Vergara, Ena Lautert e Felix Bressan, que retratam a diversidade de gênero e raça, explorando materialidades e poéticas.  O termo “materialidades” refere-se à exploração e reinterpretação de materiais do cotidiano, enquanto “poéticas” está relacionado às obras, permitindo a identificação de percepções políticas e afetivas dos artistas em suas produções. 

A exposição busca responder a questionamentos sobre a possibilidade de crianças pequenas se envolverem com a arte contemporânea, se as expressões artísticas contemporâneas fazem parte de seu cotidiano escolar e se os museus de arte consideram as crianças pequenas em suas iniciativas. 

Durante os meses de março e abril serão realizadas três ações educativas gratuitas, para refletir sobre o papel do docente de Educação Infantil na aproximação das crianças com o museu e no acesso ao universo da arte contemporânea. 

Atividade 1 – 02/03: Seminário Mediação Cultural para crianças da pré-escola: o(a) docente como mediador(a)

Atividade 2 – 09, 16 e 23/03: CDE ABERTO | Experimentações Artísticas para Crianças Pequenas: diálogos com a exposição Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS. As oficinas serão realizadas das 14h às 16h.

Atividade 3 – 20/04: Seminário – crianças pequenas, museu e arte contemporânea

quinta-feira, 29 a 21 de abril de 2024 | 18h00

Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico)

Entrada gratuita

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?